5000 CRUZEIROS TIRADENTES - Descubra a raridade desta moeda!


A numismática sempre nos surpreende! Nossa postagem fala sobre esta curiosa moeda de 5000 mil Cruzeiros. Nesta moeda Tiradentes é o personagem histórico homenageado, mas não é sobre ele que iremos falar, mas sobre a moeda. A imagem que ilustra nossa postagem é de uma peça do meu acervo. Um raro estojo comemorativo e alusivo aos 200 anos da morte de Tiradentes. Este curioso personagem da história brasileira foi dentista, tropeiro, minerador, comerciante, militar e ativista político, mais especificamente nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Personagem símbolo da conspiração denominada Inconfidência Mineira, é patrono cívico do Brasil, além de patrono das Polícias Militares e Polícias Civis dos Estados. O estojo é um verdadeiro achado numismático! Folclórico e muito procurado por colecionadores em todo o País... Um amigo uma vez descreveu este estojo da seguinte maneira:

“O caso onde o estojo chega a valer muito mais do que a própria moeda!”
Roberto da Silva Rodrigues

Realmente trata-se de um caso assim! Caso em que só a numismática poderia nos proporcionar. Hoje esta “moedinha” ou “moedona” não é tão valorizada pelos catálogos, pois trata-se de uma peça muito comum e cunhada aos milhões, mas temos o estojo envolvido! Verdadeiramente raro... Infelizmente, se um estojo como este não está nas mãos de um dos editores dos grandes catálogos, certamente a peça não tem o direito de desfrutar de uma justa classificação. Mas isso não nos interessa muito! O que interessa realmente aos numismatas e aos colecionadores é a incorporação de peças únicas aos acervos. Esta é uma delas!!!
A moeda e suas especificações:
Anverso: Efígie de Tiradentes e as legendas LIBERDADE, CIDADANIA e TIRADENTES    
Reverso: Valor, dístico BRASIL e corda sem laço
                     
Material:aço inox
Diâmetro:31,0 mm
Peso:9,95 g
Espessura:1,90 mm
Bordo: liso
Circulação:21/09/1992 a 15/09/1994
Tiragem: 10.000.000

Atenção

Alguns leitores vão afirmar que possuem esta moeda em suas casas ou coleções e posteriormente irão perguntar também sobre seu valor de mercado! Já irei responder esta questão... Trata-se de uma moeda comum, pois era de circulação regular e o que torna esta peça realmente rara é o conjunto entre peça e estojo. Se os dois não estiverem juntos, você não terá um tesouro numismático.


Postagem Anterior Próxima Postagem