AS VALIOSAS MOEDAS DE REAL – Conheça as moedas que “despertam” o desejo dos colecionadores.

Você veio aqui pensando que a moeda da imagem é rara né? Me desculpe, mas terei que lhe dar uma péssima noticia. Ela não é rara! Mas vou explicar isso mais adiante... Se você é numismata, colecionador ou algo do tipo, esta postagem pode parecer até meio batida em seu tema, mas para as pessoas que oferecem suas “raridades do real” todos os dias em nossos canais de comunicação talvez não façam ideia que a moeda de 1 Real JK teve uma cunhagem de 50 milhões de peças e por não saber continuam nos oferecendo esta “raridade” por algumas dezenas de reais. Esta é a realidade que nos deparamos na web todos os dias, poiso Mercado Livre e o facebook estão cheios destas aberrações.

Para um leigo tudo que antigo é raro e caro, mas para nós existem critérios que seguimos e material de estudo adequado para classificar e precificar uma moeda, pois “nem tudo que é antigo é raro ou caro”. Agora quero apresentar para os curiosos de plantão a milionésima postagem que mostrará quais são as verdadeiras raridades que despertam o desejo dos colecionadores. Se a moeda que você possuir for uma destas ou tiver algum defeito, erro ou anomalia que seja interessante, certamente ela será o gatilho de interesse para os colecionadores, caso contrário, pegue suas moedinhas e coloque em seu cofrinho ou ajude no troco de um comércio nas proximidades de sua casa.

Um lembrete...
As moedas devem estar em estado aceitável de conservação em no mínimo MBC (muito bem conservada) Estados inferiores podem não agradar aos colecionadores. Outra coisa... Voce não ficará rico com estas moedas, seja justo na hora de negociar! Não irei dar valores das moedas que mostrarei, pois nem tudo vem de mão beijada. Procure um catálogo especializado ou numismatas experientes que poderão contribuir com sua busca pelo valor mais adequado. Moedas que nunca foram circuladas e que chamamos de FC (flor de cunho) podem ser mais interessantes e alcançarem valores bem interessantes.

As raridades do real:

1 Real 1998 - Direitos Humanos: Cunhada para homenagear o cinquentenário da “Declaração Universal dos Direitos Humanos” elas são umas das peças mais raras e caras de todas as moedas do Real, uma das mais valorizadas e desejadas por nós. Foram cunhadas somente 600 mil peças para circulação comum neste país de dimensões continentais com mais de 200 milhões de habitantes. Agora é só imaginar o quanto procuramos por ela! Mas o estado de conservação é tudo...


1 Real 2012 Passagem da bandeira olímpica: No ano de 2012 tivemos a cunhagem da moeda comemorativa alusiva ao ato de passagem dos jogos olímpicos de Londres para o Rio de Janeiro, a moeda foi uma das primeiras ações com o objetivo de divulgar o evento olímpico da Rio 2016. O Banco Central na ocasião lançou as comemorativas de circulação comum com cunhagem de 2.016.000 de peças sendo que algumas delas vieram em uma espécie blister com informações detalhadas sobre o evento.

50 centavos 2012 com erro de cunhagem (50 centavos sem o 0): Por conta de um erro na produção da CMB (Casa da Moeda do Brasil), um lote de moedas de 50 centavos foi cunhada com valor facial de 5 centavos. O erro se deu por conta do cunho de 5 centavos colocado “por engano” em uma das plataformas onde eram cunhadas as moedas de 50 centavos.  O BC identificou o erro e “recolheu” a parcela de pouco mais de 40.000 moedas que foram cunhadas de forma equivocada, mas de alguma forma as moedinhas ainda foram distribuídas e postas em circulação, mas outras estão certamente em poder das grandes casas numismáticas do país. 
10 centavos 1995 – FAO: Em 1995 o Brasil faria sua última emissão em moedas comemorativas em homenagem à FAO, Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura no mundo. Em alusão ao fato foram colocadas em circulação 1 milhão de moedas de 10 centavos datadas em 1995. A moeda apresenta a alegoria de um par de mãos segurando um broto. Essas moedas estão de alguma forma sumindo! Muitos colecionadores acreditam que elas sejam menos vistas por ai por conta do recolhimento de muitas moedas da primeira família do Real.

25 centavos 1995 – FAO: Em 1995 o Brasil faria sua última emissão em moedas comemorativas em homenagem à FAO, Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura no mundo. Em alusão ao fato foram colocadas em circulação 1 milhão de moedas de 25 centavos datadas em 1995. A moeda apresenta a alegoria de um lavrador em sua atividade de colheita. Essas moedas (assim como as de 10 centavos) estão de alguma forma sumindo! Muitos colecionadores acreditam que elas sejam menos vistas por ai por conta do recolhimento de muitas moedas da primeira família do Real.


Moedas anômalas: Qualquer anomalia pode ser notada por um numismata, mas somente aquelas curiosamente impressionantes são alvo de cobiça por parte de alguns colecionadores e podem ser encontradas em moedas de vários padrões monetários do Brasil e em moedas do mundo. Seus valores podem variar de acordo com a procura ou a vontade em obter uma moeda que em alguns casos pode ser considerada única! A moeda desta imagem pertence ao acervo do amigo Gilvan Neri e foi encontrada no troco circulando no comércio.

Deixe sua opinião nos comentários e o seu +1! Com sua opinião fazemos uma coleção mais forte e objetiva

Fonte das imagens:
- Site Moedas do Brasil
- Coleção Gilvan Neri
- Coleção Diniz Numismática


Postar um comentário

22 Comentários

  1. Parabéns. Mas eu acho que tenho a mais rara de 1real ela foi cunhada toda brilhante sen as bordas douradas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nos envie imagens! Quem sabe virará tema de uma postagem em nosso blog.

      Excluir
  2. Encontrei uma moeda de 1 real com um defeito de fabricação bem grotesco
    Como posso avaliar ou alguém que possa fazer uma avaliação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entre em contato via email! diniznumismatica@gmail.com

      Excluir
  3. Respostas
    1. Educação e respeito é algo para poucos! Parabéns pela atitude...

      Excluir
  4. Meu nome é ROSIANE e eu gostaria muito de vender minhas moedas. Tenho a moeda dos recursos humanos,algumas das olimpíadas,dos cinquenta anos,Juscelino Kubitscheck e moedas antigas de mil novecentos dentre outras e moedas de outros dezesseis paises.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entre em contato via email! diniznumismatica@gmail.com

      Excluir
  5. Tenho algumas moedas se prata antigas , como faço para ser avaliada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for brasileiras pelo que vi VÃO avaliar so o peso NÃO levam em consideração o ano agora se for americana talvez de um valorzinho nela.
      Essa ong ta mais pra manipulação do governo.

      Excluir
    2. Entre em contato via email! diniznumismatica@gmail.com

      Excluir
  6. Bha que decepção , tenho essa do Juscelino e pensei ser rara ,agora venho aqui e voce me diz que não é ....kkkkkk Abraço e sigo na procura de uma raridade...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A VISÃO deles é totalmente fururista eles não São colecionadores tauvez seja numismata pois despresam a cultura de moedas antigas do brasil.

      Excluir
    2. A tiragem dessa moeda foi muito alta meu caro amigo, infelizmente isso afeta o valor de mercado da peça.

      Excluir
  7. Pelo que vi esta ong ela apenas monopolisa alguns intetesses e NÃO da a minima para os colecionadores entendem sim do que foram fabricados na fabrica mais na leitura que fiz disseram que( não nao é porqueum item é antigo que vale alguma coisa deixou bem claro que a cultura do mundo antigo os reis e todas as moedas antigas não tem valor nemhum assim colocando a nossa Cultura de colecionadores de moedas e notas antigas na lata de lixo claro não com essas palavras mais ficou bem claro estas escritas.

    Não vi um incentivo para os colecionadores

    Não vi ninguém falando em leilão. Se puderem me esclarecer ou dizer que estou estou errado meu Whatsapp 66 99250 1492

    No minimo voces deveriam faser alguns leilões ou das moedas raras de voces do plano real. E tambem de moedas de reis e demais moedas lancadas no brasil.

    Mais se a sua visao for so futurista tudo bem pode deixar do jeito que esta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado,

      Quando falamos que "nem tudo que é antigo é raro ou caro", nos referimos as moedas de alta tiragem que apresentam milhões e milhões de peças cunhadas e postas em circulação. Lamento dizer que o amigo possui equívocos em sua fala, mas respeitamos a opinião dada em nossos comentários. Não monopolizamos informações e nem controlamos interesses. Nosso objetivo é servir e informar de forma gratuita todos os entusiastas desta nobre ciência. Fazer leiloes de nossas peças é algo impensável, pois trata-se de uma coleção formada com amor, dedicação e muito carinho. Tratar de passado e futuro é algo normal para historiadores como eu e para numismatas de todas as categorias, pois as moedas raras em ótimas condições só sobreviveram ao tempo por conta da visão futurista e preservacionista de muitos amigos e camaradas numismatas ao longo dos anos.

      Um grande abraço!

      Diniz Numismática - diniznumismatica@gmail.com
      P.S. Não somos comerciantes, somos colecionadores!

      Excluir
  8. Voces tem certeza que voces sao colecio adores de moedas do brasil mesmo. Voces são brasileiros natos ou não porque pra jogar desvalorizar tanto assim as moedas do seu proprio pais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se trata de desvalorização do colecionismo, mas da realidade do meio. Nos EUA existem moedas procuradas por sua raridade e moedas comuns que não chamam atenção dos colecionadores. Isso não ocorre só no Brasil, mas é uma lógica da ciência numismática no mundo.

      Excluir
  9. Tenho uma moeda de 1 real com defeito

    ResponderExcluir
  10. Paulo Sérgio
    Tenho 3 moedas anomalas(bem visíveis) de $1
    A única q me falta das q foram postadas aí é a de $0,50
    Sem o 0 e estão todas MBC .

    ResponderExcluir