COMO CLASSIFICAR MOEDAS ROMANAS – Conheça a ferramenta que ajuda na classificação de moedas romanas


As moedas da numismática Romana são geralmente classificadas de acordo com os números do catálogo acadêmico mais influente, que neste caso, é o do grande historiador inglês e numismata Michael Crawford, Coinage of the Roman Republic (CRR) publicado há mais de quarenta anos em dois volumes por volta de 1974. Trata-se de um trabalho fundamental para os colecionadores e que não foi superado, mas que hoje em dia custa caro além de ser difícil de ser encontrado. Esta ferramenta que testamos, oferece aos numismatas muitos pontos e novas descobertas que corrigiram a cronologia proposta por Crawford.

Felizmente, o numismata foi presenteado e tem à sua disposição uma excelente versão on-line do catálogo de Crawford, CRRO, Coinage of the Roman Republic Online, construído a partir da metodologia de dados abertos do projeto nomisma.org (a mesma estrutura utilizada para o catálogo OCRE de moedas do Império Romano). O projeto foi desenvolvido pelo Museu Britânico em conjunto com os departamentos de Numismática do Museu de Berlim. Neste catálogo online, o numismata contará com informações detalhadas de todas as moedas da República Romana, incluindo inúmeras imagens que você irá adorar, ele ainda abrange cerca de vinte coleções numismáticas de vários países. Também inclui informações sobre casas da moeda, achados arqueológicos e cronologias.

Uma das ferramentas mais úteis do catálogo é o seu poderoso mecanismo de busca, que (como no catálogo OCRE) permite combinar uma variedade de palavras-chave. Sem dúvida, isso transforma este catálogo em uma ferramenta muito útil quando se trata de identificar uma moeda romana.

O CRRO não substitui o CRR porque não inclui os comentários históricos e numismáticos que fazem parte da versão impressa que Crawford faz sobre cada peça, nem seus extensos e importantes ensaios introdutórios. De qualquer forma, é uma grande ajuda, nos dando uma mão eficiente na hora de realizar pesquisas rápidas. Por tudo isso, é uma ferramenta essencial para todo numismata que estuda ou possui um acervo de moedas romanas.

Clique na Imagem para ser redirecionado para a ferramenta
Deixe sua opinião nos comentários e o seu +1! Com sua opinião fazemos uma coleção mais forte e objetiva
Postagem Anterior Próxima Postagem