MOEDAS DO BRASIL – A arte e cultura numismática além das moedas



Na numismática não são somente as moedas que chamam nossa atenção. Todo numismata deve buscar literatura qualificada sobre o tema e reforçar seus conhecimentos com a visão histórica do passado. No livro Moedas do Brazil 1645-1888 uma obra de João Xavier da Motta. A obra foi lançada em edição melhorada no ano de 1889 e em sua introdução nos oferece um poético texto sobre o descobrimento do Brasil. Um livro escrito ainda durante o império brasileiro que ao seu fim já observava a chegada da república. O interesse pela numária brasileira em Portugal sempre foi considerável por conta desta história que nos une de uma forma intensa e mais profunda que o oceano que nos separa.

Leia na integra a introdução desta bela obra de estudos numismático:


DESCOBRIMENTO DO BRAZIL

Tendo D. Manoel feito aprestar uma esquadra de treze velas para mandar á índia, recente- mente descoberta pelo heroe do — Tormentório — confiou-a ao commando de Pedro Alvares Cabral, e viu-a deixar o Tejo no dia 9 de março de 1.5OO. No dia 22, a esquadra dobrou Cabo Verde e, ou para se livrar das calmarias do golpho de Guiné, ou impellida por forte tormenta, ou porque o capitão imaginasse achar nova terra, tomou o rumo Sul, tendo uma caravela voltado em arribada para Lisboa. Raiou sereno e feliz o dia 24 de abril — Cabral avistou terra! talvez a serra dos Aymorés, a que deu o nome de Monte Pascoal; tinha descoberto o vasto paiz do Cruzeiro — nova constelação fulgente para o diadema do « Rei-Venturoso. » Na manha de 23, a esquadra, que tinha navegado dez legoas para o Sul, fundeou na entrada de um rio, que recebeu o nome de —Rio do Frade. No dia seguinte, de manhã, suspendeu ferro, e, á tarde, fundeou a uma legoa da entrada de um porto, no qual entrou a 25, e fundeou no Porto Seguro.

A 26, foi celebrada uma missa no ilheo, e outra em terra firme, no dia 1º de maio, sendo por
esta occasião plantado o symbolo do christianismo — padrão dos portuguezes em todo o mundo.

No dia 2, sahiu a esquadra, para cumprir a sua missão, destacando-se uma caravela que levou á pátria a nova do paiz descoberto, onde havia de dilatar-se a fé, o poder e o nome d'aquelles, cujas caravelas sulcavam os « mares nunca d'antes navegados. » Cabral deu ao paiz o nome de — Terra da Vera Cruz, — que pouco depois foi trocado pelo de — Terra da Santa Cruz. Data de 1503 o nome — Brazil.

Gostou? Deixe seu comentário e seu +1! Obrigado pela visita...

Fontes e Referencias:
- Moedas do Brazil 1645-1888 uma obra de João Xavier da Motta



Postagem Anterior Próxima Postagem