10 DICAS PARA COLECIONADORES INICIANTES – Os passos que você deve dar para ser feliz na numismática, notafilia, filatelia e em qualquer outro ramo colecionista.

Existem dicas espalhadas para todos os lados, mas ninguém fala abertamente aquilo que o colecionador iniciante precisa ouvir ou ler de fato! Nossa missão é trazer para cada um dos leitores as melhores informações que conseguirmos, mas também temos o compromisso de não deixar você ser iludido por comerciantes ou iludir-se por conta do amor que tem pela ciência do colecionismo. Seguindo as dicas que listaremos, você estará livre de obsessões. Lembre-se que colecionar deve ser algo prazeroso e não mais um problema para sua vida. Estas 10 dicas recebem várias nomenclaturas na web, mas aqui iremos chamar somente de “dicas” para não pecar contra minha convicção religiosa ou a de outros leitores, sempre respeitando as convicções de todos. Vamos ao que interessa...   

01 - É impossível possuir todos os itens dentro do universo colecionista seja lá qual for o item que você coleciona.

02 - Estipule um percentual ou valor de sua renda para a aquisição destes de novas peças para sua coleção.

03 – Você será tentado quando uma ótima peça aparecer, mas procure não ultrapassar seus limites financeiros para que seu hobby não se torne um problema.

04 - Lembre-se! Colecionar é prazer e não problemas, se não lhe fizer bem e lhe causar ansiedade, pare imediatamente.

05 - Sempre haverá alguém que possui uma determinada peça que você não possua, então não fique triste com isso, foque em sua coleção e toque adiante.

06 - Sempre haverá alguém que irá desejar alguma peça que só você possui, cuidado com os "amigos colecionadores" não expondo suas peças ao risco de “desaparecerem”.

07 - Estabeleça um objetivo para sua coleção, ficará mais fácil administrá-la e alcançar as peças que lhe interessam. Lembre-se de nunca se desfazer do primeiro item de sua coleção! Ele representa sua história e sua entrada para o colecionismo.

08 - Participe de grupos, siga perfis e blogs de colecionadores, eles podem lhe trazer grandes informações sobre seu universo e ramo colecionista.

09 – Não se torne um acumulador! Toda coleção tem um fim ou um objetivo final. seja em número de peças, falta de espaço ou por saber que financeiramente você não alcançará alguma peça que lhe resta para completar uma determinada coleção. Seja feliz e curta todo que foi conquistado durante sua caminhada como colecionador.  

10 – Incentive outras pessoas mostrando o prazer que você tem em colecionar e contribuir para a preservação da história!


Seguindo estas dicas você será feliz como colecionador em qualquer ramo que escolher. Lembre-se que a profissionalização de um colecionador é algo complexo e que requer muito estudo e dedicação! Se você for se enveredar por este caminho outras dicas serão necessárias, mas isso já é assunto para uma próxima oportunidade...

Deixe sua opinião nos comentários e o seu +1! Com sua opinião fazemos uma coleção mais forte e objetiva
Postagem Anterior Próxima Postagem