MOEDA DO SESQUICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA – O que você sabe sobre ela?



Antes de abrir mais uma porta do conhecimento numismático, devemos explorar um pouco sobre a história contada nesta linda peça. Você sabe o que é sesquicentenário? Se não sabe, vamos lhe contar... Sesquicentenário é uma medida de tempo para um período de cento e cinquenta anos, ou seja, corresponde a um século e meio. A palavra “Sesqui” é um prefixo latino que significa um e meio.


A moeda foi cunhada em comemoração ao sesquicentenário da Independência do Brasil - 1822-1972 no período das comemorações a República vivia em um Regime Militar que teve seu início em 1964 e perdurou até 1985.

A MOEDA – Lembra do título da postagem? Muitos amigos não sabem, mas esta moeda foi fabricada pela Casa da Moeda da França, onde foram cunhadas 502.000 peças  lançadas oficialmente em 08/11/1972.



ANVERSO - D. Pedro I, Presidente Médici e símbolo do Sesquicentenário da Independência.

REVERSO - Mapa do Brasil sobre valor e entre minúsculas cornucópia e coruja.

INSCRIÇÃO NO BORDO – “Sesquicentenário da Independência”

Valor facial: 20 Cruzeiros
Material: prata
Diâmetro: 34,1 mm
Peso: 18,04 g
Espessura: 2,10 mm
Bordo: Com inscritura
Circulação: Não circulada

A VARIANTE – Um numismata deve estar sempre atento, pois esta peça apresenta uma variante. A moeda de 20 cruzeiros chamada de Módulo Maior, pois possui uma diferença de 0,3 mm de diferença e consequentemente seu peso também é maior, contando com uma diferença de 0,96 g. Mas não se preocupe! Ela também foi cunhada na Casa da Moeda da França. Observe as especificações abaixo:

Valor facial: 20 Cruzeiros
Material: prata
Diâmetro: 34,4 mm
Peso: 19,09 g
Espessura: 2,10 mm
Bordo: Com inscritura
Circulação: Não circulada
  

  

Postagem Anterior Próxima Postagem