XX RÉIS 1822, E UM PEQUENO DETALHE! – Observar é uma virtude...



Quando falamos na numismática que observar é uma virtude, digo isso por experiência própria! Uma vez comprei um estojo com duas moedas em uma feira, mas o senhor me avisou que o estojo era originalmente para provas de 10 e 20 cruzeiros da década de 80, ainda me avisou que as moedas no interior do estojo eram moedas de circulação normal e não eram de fato as provas.

A feira já estava encerrando quando se deu a negociação, comprei o estojo com as duas moedinhas por algo em torno de R$50, uma vez que eu já possuía duas provas das mesmas moedas para colocar no lugar. Quando cheguei em casa e abri o estojo, analisei melhor as peças e pude ver a inscrição “prova” em cada uma das moedas.

Até hoje não sei se ele tentou se dar bem me vendendo as moedas separadas do estojo, mas esquecendo de trocar as moedas originais por moedas de circulação comum, ou se foi pura falta de informação de quem pegou algo e logo passou adiante. O certo é que acabei por fazer um bom negócio e em uma época em que a internet não era tão avançada ao ponto de andarmos por aí alienados em redes sociais. Encontrar alguém novamente era praticamente impossível naquela época... O tempo passou, em outro momento, pude falar com ele sobre o assunto e lhe dar uma compensação por sua perda passada.

A história contada serve para que você possa entender o quanto é importante para um numismata ou um simples colecionador, prestar muita atenção ao analisar uma peça para o seu acervo ou catalogar corretamente aquela coleção herdada e que nunca passou por esse processo

A moeda de hoje é um XX Réis de 1822 do período de D. João VI, conhecido como “O Clemente”.


ANVERSO - Coroa sobre colar de pérolas circundando valor, data e letra monetária. Orlando o colar, inscrição JOANNES. VI. D. G. PORT. BRAS. ET. ALG. REX (JOANNES SEXTUS DEI GRATIA PORTUGALIÆ BRASILIÆ ET ALGARBIORUM REX - João VI, por graça de Deus, Rei de Portugal, Brasil e Algarves)

REVERSO - Inscrição PECUMIA. TOTUM. CIRCUMIT. ORBEM circundando brasão do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves.

Valor facial: XX Réis
Datas: 1822 (data emendada) e 1821
Material: Cobre
Diâmetro: 30,0 mm
Peso: 7,17 g
Bordo: liso

A VARIANTE – Podemos notar que existem duas variantes em uma mesma moeda, pois a palavra PECUNIA está escrita com a letra M, ficando então, PECUMIA. A moeda de 1822 também possui outra peculiaridade, pois a moeda com datação de 1822 possui a data emendada de 1821. Fiquem sempre atentos aos detalhes! Vale lembrar que a variante PECUMIA também é encontrada na moeda datada de 1821.

Imagens: Zé Cardoso, Fórum de Numismática
Texto: Bruno Diniz
Fonte Consultada: Moedas do Brasil


Postagem Anterior Próxima Postagem