25 ANOS DO REAL – Banco Central lançará moeda comemorativa



Está prevista para quarta-feira (28/8), a inauguração da exposição “Estabilidade Real”, que celebrará os 25 anos do lançamento do Plano Real. Na ocasião, será lançada a moeda comemorativa em alusão a comemoração do 25 anos de vigência do Real. O lançamento oficial  ocorrerá no Museu de Valores do Banco Central, no edifício-sede, em Brasília, às 10h00. O ato contará com a presença do Presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, que comandará os trabalhos.

A MOEDA - A emissão comemorativa é de circulação comum, possui valor facial de 1 Real. A peça apresenta, no anverso, o beija-flor alimentando seus filhotes no ninho, em alusão à gravura da cédula de 1 Real lançada em 1994. O reverso é o de uma moeda padrão de 1 Real da segunda família.

Serão cunhadas 25 milhões de moedas, que entrarão em circulação por intermédio da rede bancária. A produção da moeda comemorativa está incluída no contrato de fornecimento anual de moedas de 2019 e, por isso, não haverá custo adicional.

Características da moeda:
Imagem Ilustrativa - Montagem do blog Diniz Numismática

Denominação: 1 real
Material: Aço inoxidável (núcleo) e aço carbono revestido em bronze (anel)
Diâmetro: 27mm
Peso: 7g
Bordo: Serrilha intermitente

Fonte BCB

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Boa tarde,
    Gostaria de adquirir o Golden,moeda/nota de um real
    Como e onde faço a compra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algumas lojas numismáticas pelo Brasil vendem esse tipo de material. Tente o pessoal da Collecione.com são pessoas fantásticas.

      Excluir
    2. Eu tenho a moeda do beija-flor, alguém tem interesse de adquirir !?

      Excluir
  2. Errata onde se lê Golden leia se folder

    ResponderExcluir