AS MENORES MOEDAS QUE CIRCULARAM NO BRASIL – Elas são verdadeiramente minúsculas!



A numismática brasileira é uma das mais diversificadas do mundo, pois os vários padrões monetários e a constante alteração de designer das moedas contribuíram para isso. Antes do Real que conhecemos o meio circulante era repleto de moedas e cédulas dos mais variados tamanhos, metais, peso e características. Separamos em nossa postagem de hoje as menores moedas que já circularam no Brasil nos períodos pré-republicano e durante a República.  

A menor moeda Pré-República

O ouro até que foi abundante e sempre foi muito precioso. Da mesma forma que o ouro ia se escasseando, a inflação ia aumentando. Moedas de ouro com valor baixo somente poderiam ser produzidas certificando-se que o valor de circulação fosse maior do que elas derretidas. O jeito foi diminuir e emagrecer cada vez mais as moedas. Ou deixar de produzi-las!

Em 1734, a Casa da Moeda do Rio de Janeiro cunhava, entra outras, moedas de ouro de 400 réis, para circulação no Brasil e em Portugal. Para compensar, essas moedas mediam somente 13,5 mm e pesavam menos de 1 grama. Eram conhecidas como "cruzadinhos".

A menor moeda republicana

Moedas pequenas são sinônimo de economia. Para o custo de fabricação da moeda não superar seu valor de circulação - o valor intrínseco não ser maior que o facial - trabalha-se na redução da preciosidade do material ou na diminuição do tamanho da mesma. O absurdo é alcançado quando, para se atingir a melhor relação custo material x tamanho, resulta-se em moedas tão pequenas tornando-se inacreditáveis que um dia elas circularam por aí.

A menor moeda republicana é o "centavinho", moeda de inox de 1 centavo de cruzeiro que circulou de 20/03/1979 a 15/08/1984. Seu valor já era tão irrisório para a inflação da época que a moeda tinha mais valor sentimental do que real.  As principais características do “centavinho”: Aço inox; 1979 a 1983; 1,58 g; 14 mm de diâmetro.



Fonte: Moedas do Brasil

Postagem Anterior Próxima Postagem