ROYAL MINT – Reino Unido revela nova moeda para marcar o Brexit



O chanceler do Reino Unido, Sajid Javid, revelou a nova moeda 50p alusiva ao Brexit e que marca a saída definitiva da Grã-Bretanha da União Européia (UE) que ocorrrá em 31 de janeiro.

O Chanceler divulgou a moeda no último sábado, com as palavras "paz, prosperidade e amizade com todas as nações" e a data de 31 de janeiro. Cerca de três milhões de moedas do Brexit começarão a circular no Reino Unido a partir da próxima sexta-feira (dia do Brexit), e outras sete milhões devem ser cunhadas até o dezembro de 2020.

OLHO VIVO – Javid havia encomendado um lote de moedas marcando a data original do Brexit em 31 de outubro, mas uma extensão do prazo de saída foi acordada no último minuto. Cerca de um milhão de moedas tiveram que ser derretidas, o metal derretido teria sido supostamente armazenado até que a nova data fosse confirmada. Mas sabemos que algumas moedas podem ter sido “extraviadas” propositalmente para ganhar as páginas dos catálogos. Em breve a moeda valerá uma pequena fortuna entre os colecionadores. O texto da nova moeda permaneceu o mesmo, apesar da mudança de datas.


CURIOSIDADE – O Chanceler Javid, é um dos mestres da casa da moeda, e se orgulha em ter apresentado uma moeda do primeiro lote ao primeiro-ministro Boris Johnson no início desta semana.

NOVIDADE - A Royal Mint também abrirá suas portas ao público durante 24 horas para permitir que as pessoas possam cunhar suas próprias moedas do Brexit, Normalmente, moedas só podem ser cunhadas como parte de um passeio organizado pelo departamento de turismo da casa. 

A IDEIA FOI MINHA! - A ideia de uma moeda comemorativa do Brexit foi lançada pela primeira vez pelo ex-chanceler Philip Hammond, embora ele tenha planejado um singelo lote de apenas 10.000 peças.

PROVOCANDO A UE - Funcionários do governo confirmaram, que no dia 31 de janeiro haverá um relógio instalado no muro da famosa Downing Street marcando uma contagem regressiva em segundos, e que marcará a saída oficial do Reino Unido da União Europeia.

FAZENDO FESTA - O primeiro ministro do Reino Unido, Boris Johnson, confirmou que fará um discurso na noite do dia 31 de janeiro. Também hasteará na Praça do Parlamento, bandeiras do Reino Unido como forma de demonstrar o orgulho britânico.


Banner de parceria entre Diniz Numismática e Collectgram
Postagem Anterior Próxima Postagem