LA CULTURA DI UNA VALUTA – Da origem italiana até se tornar a Piastre Egípcia.



A piastre ou piaster é de forma comum reconhecida como a moeda que circula no Egito, mas o  termo está bem distante de ser originário das terras dos faraós. A palavra é emprestada da língua italiana, seu significado literal seria, "chapa fina de metal". O nome foi utilizado em peças espanholas e latino-americanas de oito reales ou pesos, por comerciantes venezianos no Levante no século XVI.

Esses reales ou pesos, cunhados continuamente por séculos, foram prontamente aceitos pelos comerciantes em muitas partes do mundo. Depois que os países da América Latina conquistaram a independência, os pesos oriundos do México começaram a fluir pelas rotas comerciais e tornaram-se extremamente comuns no Extremo Oriente, substituindo as peças espanholas de oito reales que foram introduzidas pelos espanhóis em Manila e pelos portugueses em Malaca. Quando os franceses colonizaram a Indochina, começaram a emitir o novo piastre indochinês francês (piastre de comércio), que era igual em valor aos já utilizados pesos espanhóis e mexicanos.

No Império Otomano, reformas monetárias sucessivas tinham reduzido o valor da piastre Otomana no final do século 19, de modo a valer cerca de dois pence (2d) esterlina. Portanto, o nome piastre se referia a dois tipos distintos de moedas em duas partes distintas do mundo, ambas descendentes das peças espanholas de oito reales.

Devido aos valores degradados dos piastras no Oriente Médio, esses piastres se tornaram unidades subsidiárias das libras turcas, cipriota e egípcia. Enquanto isso, na Indochina, a piastre continuou na década de 1950 e foi posteriormente renomeado como riel, kip e dong no Camboja, Laos e Vietnã, respectivamente.

As moedas são fonte de conhecimento e cultura. Preserve o passado! Colecione cédulas e moedas.
 
10 Piastres Egito 2006


Banner de parceria entre Diniz Numismática e Collectgram
Postagem Anterior Próxima Postagem