MOEDAS ESCONDIDAS POR PADRE DO SÉCULO 18 SÃO ENCONTRADAS – As moedas estavam sob o piso de uma igreja na Eslováquia.

Outra história curiosa sobre descoberta numismática ganhou espaço em vários sites pelo mundo. Desta vez a descoberta foi na Eslováquia, e segundo seu Conselho Regional de Monumentos, mais conhecido como Košice, foram encontradas por volta de 500 moedas dentro de uma caneca de cerâmica, que havia sido tampada por um pequeno pedaço de pedra. A descoberta ocorreu durante escavação em uma antiga igreja. Ao retirar piso, os arqueólogos puderam ver a descoberta na fundação da capela.

Os pesquisadores acreditam que esse pode ter sido o esconderijo utilizado por um padre para guardar seus valores. Talvez o padre teria coletado e ocultado o tesouro em baixo da igreja, próximo à entrada, sendo possível o esquecimento do tesouro ou outro motivo de cunho mais grave que o fez abandonar as moedas. É certo que o padre não recolheu e nem conseguiu avisar a outros membros sobre seu tesouro escondido, fazendo com que as moedas permanecessem desconhecidas por muito tempo.

A análise da descoberta permitiu afirmar também que isso aconteceu, no mínimo, em 1702. Cada uma das mais de 500 moedas encontradas foi cuidadosamente revestida por tecidos de linho e mantidas unidas dentro da caneca de cerâmica.

Além disso, os pesquisadores observaram que os pequenos artefatos continham marcas que revelavam onde eles haviam sido produzidos. As regiões de Košice, Smolník e Banská Štiavnica compõem a origem da maioria dos objetos encontrados, o que revela que os fiéis vieram de diferentes locais. Moedas polonesas também estavam na coleção.

Fonte: Aventura na História

Adaptação para o blog: Bruno Diniz



Banner de parceria entre Diniz Numismática e Collectgram
Postagem Anterior Próxima Postagem