A QUIMERA DOS 100 MIL CRUZEIROS – Profetas de Aleijadinho

Em 1992 era lançada a cédula de 100 mil cruzeiros com motivos que aludiam a Eco 92, justamente a cédula que traz em suas alegorias o beija-flor, o mesmo que serviria de base para confecção da cédula de 1 real. Porém, havia um outro projeto destinado para a cédula de 100 Mil Cruzeiros. Costa (2011) em sua dissertação, apresentou à comunidade notafilica o design das cédulas brasileiras do cruzeiro ao real (1970-2010), defendida na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Entre todos os designes estava a cédula que foi denominada “Profetas de Aleijadinho”.

A cédula de 100 Mil Cruzeiros “Profetas de Aleijadinho” foi oficialmente um projeto da Casa da Moeda do Brasil, atribuído aos artistas Álvaro Martins e Amaury Fernandes da Silva Júnior. A peça em questão, que possui arte-final em grafite, mostra em profundos detalhes as faces das estátuas dos profetas Joel, Isaías, Ezequiel e Amós, mais os outros sete ao fundo, originalmente produzidas em pedra sabão, são patrimônios icônicos da cultura e arte nacional, além de referência em arte barroca.


O projeto desta cédula é de rara beleza, mas infelizmente não foi colocada em circulação. Colecionadores e estudiosos lamentam o que teria sido uma das cédulas mais belas da numária nacional.

CURIOSIDADES - Dois dos profetas do conjunto escultórico barroco de Aleijadinho, dispostos e expostos em Congonhas do Campo – MG, já haviam aparecido em outra cédula brasileira, a de 10 cruzeiros, emitida a partir de 1970. Na cédula podemos observar as esculturas de Daniel, devidamente identificada na legenda da cédula, e, ao fundo, Oseias.


Mas a arte do mestre Aleijadinho também foi utilizada em moedas metálicas, podemos observar o esboço original da Igreja de São Francisco de Assis de Ouro Preto, esta, adorna o anverso da moeda de 20 cruzeiros cunhada entre 1981 e 1986.

COLORIZAÇÃO – Temos profundo respeito pelos artistas que conceberam este lindo projeto, mas nossa mente viaja em direção aos achismos de como seria? Como teria ficado? Tivemos cuidado com o processo fazendo uso de uma paleta de cores que fosse convergente com as alegorias feitas a grafite em junção com imagens originais e outras reproduções. Assim, chegamos ao resultado imaginável de como seria ou teria ficado a cédula de 100 Mil Cruzeiros, se esta tivesse sido de fato impressa.


As famosas esculturas dos profetas bíblicos de Aleijadinho (1730-1814), realiza o conjunto de esculturas monumentais que marcaria definitivamente sua obra. São consideradas o último projeto de vulto do artista. Os 12 profetas em pedra-sabão em tamanho aproximado ao natural, feitos para o adro dianteiro do Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas, Minas Gerais, são um dos exemplos mais contundentes do desenvolvimento do barroco no Brasil, e talvez a última grande manifestação do artista.

*QUIMERA - (SENTIDO FIGURADO)

Produto da imaginação, sem possibilidade de realizar-se; absurdo, fantasia, utopia.

 

Referências

COSTA, Guilherme Ribeiro Tardin. O design das cédulas brasileiras do cruzeiro ao real (1970-2010). Dissertação (dissertação de mestrado em Design). 2011. 175 f. Universidade Estadual do Rio de Janeiro: Rio de Janeiro, 2011. Disponível em: <http://www.um.pro.br/prod/_pdf/000962.pdf>. Acesso em: 29 mar. 2020.

MENDES, Sérgio. 100 mil cruzeiros – Profetas de Aleijadinho. Disponível em: https://colecaosfm.wordpress.com/. Acesso em: 2 abr. 2020.

ITAÚ CULTURAL. Profetas do Aleijadinho (2018). Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra53449/profetas-do-aleijadinho. Acesso em: 2 abr. 2020.

DINIZ, Bruno. A QUIMERA DOS 100 MIL CRUZEIROS – Profetas de Aleijadinho. Artigo adaptado para o blog www.diniznumismatica.com


Banner de parceria entre Diniz Numismática e Collectgram
Postagem Anterior Próxima Postagem