"FAT MAN" CHINA 1914 - Yuan Shikai


Yuan Shikai nasceu em 16 de setembro de 1859 em Pequim. Shikai foi um importante general e político chinês durante o final da Dinastia Qing e nos primórdios da República da China pelo seu papel nos acontecimentos que antecederam na abdicação do último imperador da China, o seu regime autocrático, como primeiro Presidente da República da China, e sua curta tentativa de restaurar a monarquia chinesa, quando proclamou-se "Grande Imperador da China" foram o ponto alto de sua atuação política e motivos para sua queda. 

Yuan Shikai sofreu uma forte oposição daqueles que não aceitavam a restauração da monarquia, sendo forçado a deixar o trono em 22 de março de 1916. Mesmo deixando o trono, sua habilidade política ainda lhe garantiu a permanência como Presidente. Yuan Shikai morreu de doença renal alguns meses depois, mais precisamente no dia 6 de junho de 1916.

No mesmo ano em que faleceu, a China ficaria em estado de caos por conta da vacância do cargo de presidente, fazendo com que iniciasse o período de poder dos chamados senhores da guerra.

DESTAQUES HISTÓRICOS

Na Primeira Guerra Sino-Japonesa em que serviu como comandante das forças chinesas em serviço na Coreia.

Em 1902, foi nomeado pela imperatriz Cixi Ministro de Beiyang, área que compreende as províncias de Hebei, Liaoning e Shandong.

Tornou-se Presidente da República da China em 1912, depois de negociar com Sun Yat-sen, e impôs um governo autoritário equipado com amplos poderes de 1912 até 1915, levando a proclamar-se Imperador em 12 de dezembro de 1915, com o nome do reinado de Hongxia ("abundância constitucional").

CARACTERÍSTICAS DA MOEDA

Número Krause: Y# 329
País: China República
Valor Facial: 1 yuan
Data: 1914
Conhecida como: Yuan Shikai "FAT MAN"
Circulação: Comum
Metal: Prata 900 
Bordo: Serrilhado
Peso: 26.7g
Diametro: 39mm
Espessura: 2.5mm
Valor estimado: 60 Euros

Banner de parceria entre Diniz Numismática e Collectgram
Postagem Anterior Próxima Postagem