O ÚLTIMO IMPERADOR - 10 Cash Puyi Xuan Tong.

Dragão Cobre 10 Cash China IMPÉRIO 1909 - 1911

CHINA ANTIGA - Dinastia Qing
Xuan Tong, Cobre de Dragão 
Império de Fen Qing 10 Cash 1909 - 1911

Peso: 8,8 gramas
Tamanho: 29,5 mm
Metal: Cobre
Bordo: Liso
Grau de Raridade: Peça escassa
Reino Puyi: XuanTong
Data aproximada: 1909-1911
Anverso: Dragão, símbolo da família real Qing. A alegoria do dragão flamejante voando nas nuvens dentro do círculo de miçangas.

Legenda Anverso: 大清銅幣

Legenda Reverso: 宣统年造 / 一 分 /  十枚换銀幣一角
RELATO HISTÓRICO - Com a escassez de dinheiro ao final da dinastia Qing, o método de cunhagem tradicional não ajudava economicamente o país (alto custo da produção artesanal de moedas) e nem resolvia o problema de distribuição ao meio circulante chinês. Enquanto isso, em Hong Kong, moedas de cobre mais modernas estavam em circulação no mercado local.

Ao perceberem a cunhagem e distribuição moderna e de estilo ocidental ocorrida em Hong Kong, os chineses ficaram interessados por tal tecnologia. Esta competência em cunhagem de custo mais baixo e distribuição eficiente influenciaram diretamente a autoridade chinesa, mudando os rumos da casa da moeda.

O vice-rei interino de Kwangtung e província de Kwangsi, Te Shou, consultou Li Hung-chang, seu antecessor, decidiu criar uma nova moeda modelo de cobre chamada "T'ung Yuan". 

O Tung Yuan foi cunhado em Kwangtung no 26º ano do reinado de Kuang Hsu (1900). A moeda foi cunhada sem o famoso furo no centro e era equivalente a dez cash. O uso de cobre para fazer um "T'ung Yuan" era igual a quantidade de cobre urilizado para fazer 6 moedas furadas do antigo modelo.

O "Tung Yuan" foi bem recebido pela população por sua conveniência em comparação com as moedas antigas. O governo chinês também incentivou outras províncias a seguir o bom exemplo de Kwangtung para resolver o problema de produção e distribuição. Outras províncias descobriram que era lucrativo cunhar "T'ung Yuan", eles disputando entre si o negócio de cunhar as novas moedas. Por conta do excesso de ofertas para cunhagem das novas moedas de cobre, acabou ocorrendo uma considerável queda no valor do "T'ung Yuan" com referência na taxa de câmbio em conversão junto aos dólares de prata chinês. Em 1911, a taxa de câmbio para o dólar de prata caiu aproximadamente para 180 para 1 e pouco tempo depois já estava em 100 para 1.

Postagem Anterior Próxima Postagem