500 ANOS DOS CORREIOS - Moeda comemorativa é lançada em Portugal.

 

Todo numismata sabe que Portugal possui um plano anual numismático rico e bem elaborado, lançando novidades durante boa parte do ano. Infelizmente por aqui não é assim. Continuamos ouvindo mais e mais sobre moedas olímpicas, JK, BC e beija-flor.

Agora que já fizemos nosso breve desabafo vamos ao que realmente interessa. Resumidamente, no dia 6 de novembro de 1520, D. Manuel I publicou a Carta Régia que criava o ofício de Correio-Mor, para o qual foi nomeado o seu cavaleiro Luís Homem, dando assim origem ao serviço postal público em Portugal.

Os 500 anos dos Correios em Portugal são comemorados com uma moeda de coleção assinada por Luiz Duran, antigo diretor de Arte dos CTT e autor de centenas de selos postais em Portugal.

O Banco de Portugal (BdP) colocou a moeda em circulação, neste mês de setembro, com valor facial de cinco euros celebrando os 500 anos do Correio em Portugal. A tiragem definida foi limitada em 40.000 moedas com acabamento normal e circulação comum, como divulgado em nota publicada no site do banco.

O anverso da moeda apresenta uma mala-posta puxada por cavalos, que fazia o transporte de passageiros e correio em Portugal, e o reverso tem ilustrado um conjunto de mãos circulando cartas entre si.

A distribuição ao público será efetuada por intermédio das instituições bancárias e do Banco de Portugal.


Banner de parceria entre Diniz Numismática e Collectgram
Postagem Anterior Próxima Postagem