ESCALA DE GRADUAÇÃO SHELDON - Confira as tabelas de graduação.

 


A Escala de graduação Sheldon é umas das escalas que avaliam o estado de conservação de moedas, tendo como base uma classificação de até 70 pontos para a graduação perfeita. A escala foi desenvolvida por William Herbert Sheldon em 1949, mas obviamente não era conhecida por pelo nome de seu criador. A escala era conhecida como “Escala Quantitativa para condição”, em usa gênese, uma escala de classificação voltada para os centavos americanos. Hoje a Escala Sheldon é utilizada por grandes empresas classificadoras como a NGC e a PCGS. A escala é utilizada por grandes associações mundiais como a American Numismatic Association, a primeira associação do mundo a fazer uso da escala.

O tempo passou desde sua primeira aplicação, e uma actualização seria fundamental para garantir o desenvolvimento desse sistema de classificação. Em 1970 a American Numismatic Association atualizou pela primeira vez a escala, fazendo ajustes, adicionando novas graduações, excluindo outras e remodelando a escala para que pudéssemos utilizá-la para graduar todos os tipos de moedas.

Escala original de 1949

#Grau
1Basal Estado-1
2Justo
3Muito justo
4, 5, 6Boa
7, 8, 10Muito bom
12, 15Bem
20, 30Muito bem
40extremamente fina
50Sobre Uncirculated
60Estado Mint
65Estado Mint
70Estado Mint
Escala após atualização

#

Grau

código (s) Grau

Descrição

1

Pobre

PO

Limpar o suficiente para identificar, a data pode ser usado suave com um lado da moeda em branco. Moedas que são muito mal corroídos podem também se enquadram nesta categoria.

2

Justo

FR

Alguns mostra o detalhe

3-3,5

Sobre bom, quase Boa

AG

lettering legível embora muito fortemente desgastado. A data e design pode ser usado suave.

4

Boa

G, G4

Aros da moeda são um pouco desgastado, design é visível, mas desmaiar em áreas, com muitas partes da moeda usada plana. lettering periférica quase cheio.

6

Boa escolha

G +, G6

Aros da moeda estão completos. lettering periférica está cheio.

8

Muito bom

VG, VG8

Detalhe ligeiro mostra, com dois a três letras da palavra LIBERDADE mostrando em moedas com esse recurso.

10

Escolha Very Good

VG +, VG10

Ligeiramente mais claras-características de design, com cinco ou talvez seis letras da palavra LIBERDADE mostrando em moedas com esse recurso.

12

Bem

F, F12

Algumas áreas profundamente recesso mostrar detalhes. Todos lettering é nítida. As letras da palavra LIBERDADE mostrar completamente em moedas com esse recurso, mas pode ser fraco. Moderada a considerável, mas mesmo o desgaste ao longo da moeda.

15

escolha Belas

F +, F15

Ligeiramente mais detalhes nas áreas de recesso da moeda.

20

Muito bem

VF, VF20

desgaste moderado sobre as características da superfície mais elevadas.

25

Muito bem

VF25

Todas as letras e as principais características são nítidas. Leve a moderada, mas mesmo desgaste é visto nos pontos da superfície e alta da moeda.

30

Escolha Very Fine

Ch.VF, VF +, VF30

Todas as letras e as principais características são nítidas. Luz, mas mesmo desgaste é visto nos pontos da superfície e alta da moeda.

35

Escolha Very Fine

CH. VF, VF +, VF35

Todas as letras e as principais características são nítidas. Luz, mas mesmo desgaste é visto nos pontos da superfície e alta da moeda. Traços de hortelã brilho pode mostrar.

40

Extremamente Fine / Extra Fino

Ex. Fine, EF40

nitidez geral. desgaste luz visto nos pontos mais altos da moeda. Detalhes da moeda são nítidas. Traços de brilho hortelã pode mostrar.

45

Escolha extremamente fina

CH. Ex. Fine, EF45

Um ligeiro desgaste, em geral é visto nos pontos mais elevados da moeda (exemplos sendo levantada características). Todos os detalhes estão cheios e muito afiada. Mint brilho pode mostrar apenas em áreas protegidas da superfície da moeda (como entre os pontos de estrela).

50

Sobre Uncirculated / Quase Uncirculated

AU, AU50

Traços de desgaste nos pontos mais altos da moeda. Pelo menos metade do brilho hortelã original permanece.

55

Escolha Sobre Uncirculated

CH. AU, AU55

Três quartos do brilho hortelã original permanece.

58

Escolha Sobre Uncirculated

CH. AU, AU58

Quase todo o brilho hortelã original permanece


A Escala Sheldon é considerada por grande maioria dos numismatas a melhor escala de graduação para avaliação de moedas em todo o mundo.

Aqui no Brasil a escala utilizada é bem mais simples, porém bem menos precisa, graduando as moedas de forma global e com pouquíssima variação entre os estados de conservação observados. Indivíduos que ingressam na numismática nacional logo se deparam com a escala FC, SOB, MBC, BC, REG e UTG sendo presas fáceis de comerciantes que graduam as moedas nacionais com variações ainda mais esdrúxulas como FC-, SOB-, SOB+, MBC+ e por ai seguem variando nossa escala da pior forma possível.

Determinar o estado de conservação de uma moeda não é uma tarefa tão simples, mesmo quando a moeda nem mesmo circulou (estado conhecido internacionalmente como Mint State – MS). A complexidade em graduar moedas é tão seria que muitas empresas do ramo divergem em algumas questões, mas tratam-se de divergências técnicas levadas em consideração muito antes da precificação de uma peca.

Novamente trazendo para nossa realidade, graduar uma peca no Brasil é impossível, pois não contamos com uma agência ou empresa que detenha um padrão e conceito para classificação. No entanto, você poderá enviar suas pecas para serem classificadas nestas empresas internacionais, mas certamente pagará um altíssimo preço por essa empreitada.

Graduação alternativa para moedas não circuladas

Negociantes de moeda e colecionadores costumam usar essa tabela de graduação como um tipo de graduação alternativa tendo como base a Escala Sheldon para moedas não circuladas. O termo Brilliant Uncirculated (muitas vezes abreviado como BU ) é provavelmente o mais comum e o mais ambíguo da escala. Enquanto Brilliant Uncirculated (BU ) deve referir-se a uma moeda não circulada que retém o seu brilho de cunho original, alguns equiparam BU com Uncirculated , isto é, eles podem referir-se a um MS-60 moeda com pouco ou nenhum brilho (brilho) como Brilliant Uncirculated. Podemos afirmar que trata-se de um subconjunto sem escrúpulos utilizado por comerciantes internacionais e nacionais para enganar os clientes usando notas alternativas como o nosso MBC- ou o SOB+.

Grade adjetivaEquivalente numérico Grade
uncirculatedMS-60, MS-61, EM-62
Selecione ou escolha UncirculatedMS-63
escolha UncirculatedMS-63, EM-64
gem UncirculatedMS-65, EM-66
Superb Gem UncirculatedMS-67, MS-68, EM-69
Uncirculated perfeitoMS-70
Detalhamento das graduações para moedas não circuladas

#

Grau

código Grade

Descrição

60

Estado Mint 60

MS60

Pouco atraente, sem brilho ou lavado para fora, hortelã brilho tipificar esta moeda. Pode haver muitas marcas grandes contato diminuir (nicks saco), ou pontos de dano, mas absolutamente nenhum vestígio de desgaste. Pode haver uma grande concentração de fios (riscos diminutos a superfície de uma moeda), ou grandes áreas pouco atraentes de chinelo-marcas. nicks Rim podem estar presentes, e apelo visual é muito pobre. moedas de cobre pode ser escuro, aborrecido e manchado.

61

Estado Mint 61

MS61

Mint brilho pode ser diminuída ou visivelmente diminuída, ea superfície tem aglomerados de pequenas marcas de contato por toda parte. Hairlines poderia ser muito perceptível. Chinelo-marcas podem mostrar como manchas pouco atraentes em grandes áreas ou características principais. nicks aro pequenas, defeitos marcantes ou Planchet pode mostrar, ea qualidade pode ser visivelmente pobre. apelo visual é pouco atraente. peças de cobre será geralmente sem brilho, escuro e possivelmente manchado.

62

Estado Mint 62

MS62

brilho prejudicada ou opaca pode ser evidente. Aglomerados de pequenas marcas podem estar presentes em toda com algumas marcas grandes ou nicks saco em áreas focais principais. Hairlines pode ser muito perceptível. Grandes chinelo-marcas pouco atraentes pode ser visto nas principais características. A qualidade greve, rim e planchet pode ser visivelmente abaixo da média. No geral apelo visual é geralmente aceitável. moedas de cobre irá mostrar uma cor diminuída e tom.

63

Estado Mint 63

MS63

Mint brilho pode ser prejudicada ligeiramente. Numerosas pequenas marcas de contato, e alguns espalhados, marcas pesadas podem ser vistos. Pequenos traços são visíveis sem ampliação. Várias marcas ou defeitos de chinelo diminuindo do pode estar presente durante todo o projeto ou nos campos. A qualidade geral é média, mas no geral, a moeda é bastante atraente. peças de cobre pode ser escurecida ou opaca.

64

Estado Mint 64

MS64

Moeda tem bom brilho médio, em geral e até mesmo greve para o tipo. Várias pequenas marcas de contacto em grupos, bem como uma ou duas marcas moderadamente pesados ​​podem estar presentes. Uma ou duas pequenas manchas de fios podem apresentar sob baixa, (3-4x) ampliação. Perceptíveis, luz, marcas de riscos ou defeitos podem ser vistos dentro do projeto ou no campo. qualidade geral atraente, com um apelo visual agradável. moedas de cobre pode ser um pouco maçante.

65

Estado Mint 65

MS65

Coin mostra uma alta qualidade atraente de brilho e greve para a data e hortelã de origem. Alguns, pequenas, dispersas, marcas de contacto, ou duas marcas maiores podem estar presentes, e uma ou duas pequenas manchas de fios podem apresentar sob (5x +) ampliação. Perceptíveis, luz, marcas de chinelo podem mostrar em pontos mais altos das características de design. qualidade geral é acima da média e apelo visual é muito agradável. moedas de cobre têm brilho completamente com cor original ou escurecido.

66

Estado Mint 66

MS66

Moeda tem qualidade acima da média de greve e cheio brilho hortelã original, com não mais de dois ou três menores, mas perceptível, marcas de contato. Alguns fios muito leves podem apresentar sob ampliação (6x +), ou pode haver um ou dois ligeiras marcas, aerodinâmicas que mostram em superfícies foscas ou no campo. O apelo visual deve estar acima de hortelã média e muito agradável para a data e origem. moedas de cobre exibir cores originais ou levemente tonificado.

67

Estado Mint 67

MS67

Moeda tem uma greve afiada com o pleno brilho, original, pode ter três ou quatro marcas de contato muito pequeno e um único, mais perceptível, mas não marca diminuir. Em moedas comparáveis, um ou dois pequenos fios individuais podem apresentar sob (6x +) ampliação, ou uma ou duas marcas ou falhas aerodinâmicas parcialmente ocultos podem estar presentes. apelo visual é excepcional. moedas de cobre têm cor original brilhante.

68

Estado Mint 68

MS68

Moeda tem uma greve afiada com brilho original completo, com não mais de quatro, levemente espalhados, marcas de contato ou falhas. Não há fios ou marcas de chinelo mostrar. moedas de cobre têm cor original brilhante. apelo visual é excepcional.

69

Estado Mint 69

MS69

Moeda tem uma greve afiada com brilho original completo, com não mais de duas marcas de contato não-prejudicando pequenos ou falhas. Não há fios ou marcas de riscos são visíveis. apelo visual é excepcional.

70

Estado Mint 70

MS70

A moeda perfeito, como cunhadas. Tem nenhum vestígio de desgaste, manuseio, arranhões ou contato com outras moedas a partir de um (5x) ampliação. Moedas neste grau são quase inexistentes em moedas mais velhos com muito poucos exemplos conhecidos. moedas de cobre são brilhantes com a cor original completo e brilho. apelo visual é excepcional.

 Graduação para provas

#Graucódigo (s) GrauDescrição
1-59A prova prejudicadaN / DPara moedas em estado de conservação ruim
60ProvaPr, Pr60Grade espelha grau uncirculated. (Ver tabela na secção acima)
63ProvaPr63Grade espelha grau uncirculated.
65ProvaPr65Grade espelha grau uncirculated.
67ProvaPr67Grade espelha grau uncirculated.
70ProvaPR70Grade espelha grau uncirculated.
Idioma original das planilhas - Português de Portugal
Não sofreu alterações. 

Fonte - pt.qwe e numismaticos.com
Postagem Anterior Próxima Postagem