"GRAZIE" - Itália cunha moedas em homenagem aos profissionais de saúde.

A Itália decidiu homenagear os profissionais de saúde com o lançamento de uma moeda especial de dois euros com a palavra “GRAZIE” (obrigado) gravada em maiúsculo, ladeada por uma cruz à esquerda e um coração à direita. O modelo, do qual serão cunhadas três milhões de unidades, tem efígie de um homem e uma mulher, ambos representando trabalhadores da área, usando trajes e máscaras de segurança. A moeda também terá as iniciais da artista italiana Claudia Momoni.

A iniciativa faz parte do Plano Italiano Numismático aprovado para o ano de 2021 (Coleção Numismática 2021), e a moeda será emitida pelo Ministério da Economia e Finanças da Itália. Esta foi a forma encontrada pelo Ministério da Economia italiano e seu órgão numismático para agradecer o esforço de todos os profissionais que bravamente combatem desde o início a pandemia. Somente na Itália, a Covid-19 já fez mais de 85.000 vítimas fatais, incluindo mais de 300 trabalhadores da saúde. O país foi um dos mais afetados na Europa pela pandemia da Covid-19.


Twitter Embed

A moeda especial faz parte de uma edição especial composta por 15 temas inspirados na história italiana, percorrendo a arte, esporte, ciência, natureza e excelência gastronômica e vínica. Haverá, por exemplo, moedas dedicadas a figuras culturais como Dante, o pintor Caravaggio ou o compositor Ennio Morricone.

“Os temas desta edição pretendem representar um sentimento de unidade e coesão nacional. Mas também na gratidão para com aqueles que, em 2020, marcado pela pandemia Covid-19, colocaram sem reservas o seu profissionalismo ao serviço da comunidade ”, reconheceu o ministério italiano em comunicado oficial.

Fonte: mef.gov.it


Banner de parceria entre Diniz Numismática e Collectgram


Postagem Anterior Próxima Postagem