SLAB NGC – O protótipo que conquistou os colecionadores

 

“Compre a moeda, não a garantia” é um ditado americano muito comum na Numismatic Guaranty Corporation (NGC) e de outros numismatas profissionais. No entanto, existem alguns colecionadores que mudam esse ditado e, em vez disso, falam "compre a garantia, não a moeda". Para esses colecionadores, os primeiros slabs NGC são particularmente especiais e altamente colecionáveis.

O primeiro: O protótipo de slab preto NGC

Talvez o slab NGC mais interessante seja o slab preto, um protótipo feito antes do lançamento da NGC em 1987. Usinado com em um torno, este slab foi criado para testar e mostrar o design pretendido a ser lançado pela NGC. Uma peça icônica mantida pela NGC em seu acervo. Em janeiro de 2011, no show Florida United Numismatists (FUN) em Tampa, Flórida, o protótipo preto foi mostrado publicamente pela primeira vez.

Quando a NGC foi lançada no verão de 1987, a empresa encapsulou as moedas em um núcleo preto com um logotipo da NGC em folha de prata estampado dentro do slab e uma etiqueta branca cortada à mão. Este foi utilizado apenas entre julho e meados de agosto de 1987, este tipo é denominado NGC 1.0 por colecionadores e é muito raro.

As moedas de ouro pareciam impressionantes no suporte preto, mas as moedas de cobre escuro eram mais difíceis de serem observadas nesse tipo de slab. Além disso, a etiqueta com a descrição da moeda e o grau estava nas costas do slab - uma recomendação de uma agência de publicidade dizia que era essencial que o logotipo da NGC ficasse na frente e no centro. Por essas razões, o design do slab não era popular entre os colecionadores na época e foi alterado rapidamente. Hoje, os colecionadores amam o primeiro e raro slab preto original e muitas vezes pagam milhares de dólares para obtê-lo.

O slab de segunda geração, comumente chamado de NGC 2.1, mudou para um núcleo branco e foi usado de agosto até o final de outubro de 1987. Ele apresenta a mesma etiqueta branca cortada à mão que o suporte NGC 1.0 sem código de barras. O logotipo da NGC - agora em ouro - também está estampado dentro da caixa. Este é o segundo tipo mais raro de suporte de NGC e também costuma alcançar valores bem elevados no mercado.

A estampagem do logotipo dourado no interior do slab foi problemática, no entanto, foi alterada rapidamente. A próxima geração de slabs da NGC seria lançada ainda em outubro de 1987.

Esse tipo de slab é comumente chamado de NGC 2.0, mas na verdade foi usado após o NGC 2.1, aproximadamente de outubro a novembro de 1987. Essa peculiaridade de nomenclatura se deve ao tipo de NGC 2.1 ser desconhecido pela maioria dos colecionadores de slabs por muitos anos. Embora tenha sido usado por um curto período de tempo, os volumes de envio da NGC estavam crescendo significativamente, então acredita-se que seja mais comum do que o slab NGC 2.1.

Ao longo de seus quase 35 anos de história, a NGC atualizou constantemente o design de seu slab. O atual fornece exibição e proteção superiores com um rótulo de certificação informativo, vários recursos de segurança e ótica cristalina. O slab da NGC é usado até mesmo pelo Smithsonian Institution e outros museus ao redor do mundo para proteger suas raridades mais importantes.

Sobre a Numismatic Guaranty Corporation (NGC) – É um dos maiores e mais confiáveis ​​serviços terceirizados de classificação de moedas, tokens e medalhas, com mais de 48 milhões de itens colecionáveis ​​certificados. Fundada em 1987, a NGC se esforça para fornecer uma avaliação precisa, consistente e imparcial de autenticidade e qualidade. Cada moeda certificada pela NGC tem o respaldo da abrangente garantia de autenticidade e qualidade da NGC, o que dá aos compradores maior confiança.


Banner de parceria entre Diniz Numismática e Collectgram
Postagem Anterior Próxima Postagem