QUEEN’S BEASTS – Moeda cunhada em 10 quilos de ouro remonta a ancestralidade do trono britânico.

O Reino Unido lançou no último dia 30/4 uma moeda de ouro gigante para homenagear as “Bestas da Rainha” (Queen’s Beasts) da Rainha Elizabeth II. No valor de 10 mil libras (R$ 74 mil no câmbio desta sexta-feira (30)), a moeda remonta as 10 criaturas míticas que representam a linhagem real.

CARACTERÍSTICAS - A moeda pesa 10 quilos, foi feita pela Casa da Moeda Real e é a maior já criada em seus 1.100 anos de história. A Royal Mint, que faz a cunhagem das moedas para o meio circulante britânico, chamou a curiosa moeda de “obra-prima”. Muito por ter sido feita à mão por uma equipe que utilizou habilidades tradicionais de cunhagem unida a tecnologia de gravação moderna.


A moeda foi criada para marcar o final da “Coleção de Bestas da Rainha” da Royal Mint, uma série de designs de moedas colecionáveis ​​com base em 10 estátuas criadas para a Rainha como a guarda de honra em sua coroação no ano de 1953.

AS BESTAS MÍTICAS – Incluem um leão branco, touro, falcão, unicórnio, dragão e grifo, entre outros – simbolizam sua ancestralidade e juntas formam uma “formidável falange de criaturas ancestrais retiradas de séculos de história real”, segundo a Casa da Moeda.

A cunhagem ilustra todos os 10 animais lado a lado em um único desenho com uma efígie da Rainha no centro.

O objeto foi polido por quatro dias antes de ser cortado, grafado a lazer e completado com um acabamento fosco. Todo o projeto levou 400 horas no total, disse a Casa da Moeda.

Nem bem a moeda foi anunciada e um comprador anônimo arrematou a peça por seis dígitos, mas uma versão em tamanho comum pode ser comprada no site da Royal Mint com preços a partir de 13 libras.


Banner de parceria entre Diniz Numismática e Collectgram
Postagem Anterior Próxima Postagem