420 SURREAIS – Conheça a nota fantasia que vem preocupando a polícia.

 

A aparição de uma nota fantasia tem chamado a atenção da polícia em vários estados brasileiros. Em São Paulo e no Distrito Federal a nota fantasia é dada como brinde no ato da compra de drogas. O ousado “brinde” vem gerando certa preocupação por parte da polícia, pois segundo as autoridades, o tal “brinde” será interpretado como “falsificação”.

CARACTERÍSTICAS DA NOTA - A suposta falsificação possui valor facial de 420 surreais, contém símbolos alusivos ao consumo de maconha, com foto da planta e do bicho preguiça, além de contar com um famoso busto.

HISTÓRIA - Muitos se perguntam porque a cédula possui o valor facial de 420 surreais. De acordo com nossa pesquisa, o valor é alusivo ao horário mundialmente conhecido como reservado ao consumo da droga, às 4h20 da manhã. Essa pratica surgiu em 1971, na cidade norte-americana de San Rafael, na Califórnia. O horário foi escolhido por um grupo de estudantes que se encontravam em um muro do lado de fora de uma escola onde praticavam o uso da droga todos os dias, às 4h20 da manhã. O horário foi disseminado como um código secreto entre usuários. Atualmente, camisetas, bonés, chaveiros e muitos outros objetos são comercializados com a sigla 4h20. A cédula é mais um desses produtos que seguem uma linha criminosa.

PARA A NUMISMÁTICA – A peça não passa de uma mera nota fantasia, não se tratando de uma falsificação. Para ser considerada falsificação, a nota deveria contar com valor facial já existente, além de reproduzir as alegorias com certa fidelidade.

NOSSA OPINIÃO - Existem pessoas que colecionam esse tipo de material conhecido como cédula fantasia, e muitas notas representam campanhas publicitárias, datas comemorativas e até mesmo são confeccionadas para algum tipo de manifestação política (caso dos cunha dólares – leia aqui), mas essa nota em especifico, é considerada por nós e pelas autoridades como forte apologia ao uso de drogas. Por este motivo, não colocaremos a imagem completa da nota para não incentivar a busca pelo material. Ela não possui valor colecionista para nós, mas respeitamos todos os pensamentos contrários ao declarado por nosso site. As notas não possuem utilidade e relevância para o nosso acervo e serão descartadas.

OBSERVAÇÃO - Não fazemos e não recomendamos o uso de drogas. As cédulas foram encontradas em vias próximas aos locais de consumo da droga. 


Banner de parceria entre Diniz Numismática e Collectgram
Postagem Anterior Próxima Postagem