XELIM DE PRATA CUNHADO ENTRE 1633 E 1634 É ENCONTRADO POR ARQUEÓLOGOS AMERICANOS - A moeda de aproximadamente 380 anos era uma unidade monetária britânica que também era utilizada em colônias da Inglaterra no passado.

 

Uma moeda britânica cunhada por volta de 1633 ou 1634 (segundo arqueólogos), foi encontrada na cidade de St. Mary’s, em Maryland, nos Estados Unidos. A peça numismática descoberta trata-se de um xelim, unidade monetária britânica que também era utilizada em colônias da Inglaterra no passado. Com a imagem do rei Carlos I da Inglaterra, decapitado em 1649. A peça pode ter sido perdida há cerca de 380 anos, reaparecendo em 2020 durante uma escavação histórica.

É uma belíssima moeda cunhada em prata, trazendo a imagem do rei Carlos I de perfil, com barba, coroa e vestes reais. Ela foi encontrada em novembro de 2020 pela arqueóloga Stephanie Stevens, que comanda uma escavação no forte colonial de Maryland, em St. Mary’s, o primeiro assentamento inglês no estado. Sua descoberta foi revelada na última quarta-feira, 28 de abril de 2021, quando o governador do estado visitou o sítio histórico. Antes, a moeda vinha sendo estudada de forma mais reservada e sem comunicado oficial divulgado a imprensa.

Segundo o arqueólogo-chefe do projeto, Travis Parno, o xelim foi cunhado na Torre de Londres por volta dos anos 1633 e 1634 e pode ter pertencido a um dos 150 colonos que chegaram à cidade em março de 1634 em dois navios, o Ark e o Dove. A data foi definida por uma marca da casa da moeda, representada por uma pequena imagem da ponte levadiça de um castelo. Parno explicou também, ao The Washington Post, que a moeda é valiosa e indica que as escavações estão no lugar certo.

“Não encontramos muitas moedas. Não temos nenhum xelim que corresponda exatamente a este período. Encontrar um tão cedo é algo único para nós. Foi uma revelação e tanto”, afirmou ao The Washington Post. Segundo ele, é possível que o dono da moeda de prata fosse alguém poderoso ou abastado, já que não era comum carregar uma moeda como essa, pois a peça poderia comprar cerâmica ou uma ferramenta, com mais algumas moedas, mas não era algo tão valioso como um punhado de ouro.

Escavações na cidade de St. Mary’s, Maryland, Estados Unidos.  

“Ter dinheiro com você, especialmente um xelim de prata integral, não é como alguém carregando alguns centavos de cobre. Mas é realmente impossível saber”, acrescentou, sobre quem teria sido o dono da moeda. Travis Parno conta que o xelim pode ser de origem posterior ao uso do tabaco como moeda em Maryland, que tratava o fumo com valor comercial.

No reverso, a moeda traz a seguinte legenda: “Christo Auspice Regno” - em português, a tradução literal diz “Reino sob os auspícios de Cristo”. A descoberta representa uma conexão entre o início do estado de Maryland e a turbulenta política inglesa no século XVII, época em que o país europeu colonizava a América do Norte. Em 1649, Carlos I foi decapitado após anos de guerra civil na Inglaterra e luta pelo poder com o parlamento.

Fonte: The Washington Post

Banner de parceria entre Diniz Numismática e Collectgram
Postagem Anterior Próxima Postagem