100.000 MIL CRUZEIROS – Ela está valorizando!

 

Também conhecido pelas suas iniciais JK, nosso homenageado na nota de 100.000 Mil Cruzeiros nasceu em Diamantina, no dia 12 de setembro de 1902, falecendo em Resende, no dia 22 de agosto de 1976. JK foi um médico, oficial da Polícia Militar mineira e político brasileiro que ocupou a Presidência da República entre 1956 e 1961. Temos certeza que essa informação é do seu conhecimento e nosso objetivo de hoje não será a história de JK, mas a valorização numismática/notafilica da nota que o homenageia.

Antes de verificarmos o valor atual desta belíssima nota, vamos relembrar as características da peça. No anverso temos a Efígie do presidente Juscelino Kubitscheck ladeada por composições representando realizações de seu governo – Energia elétrica, transportes e agricultura – à esquerda, estilização das colunas do Palácio da Alvorada, enquanto à direita e acima das chancelas, percebemos estilização da escultura “Candangos”, de Bruno Giorgi, serve de registro coincidente entre o anverso e o reverso.

No reverso, representação dos prédios que compõem o Congresso Nacional, tendo como fundo, à esquerda, o “Catetinho”, local pioneiro que serviu de residência e sede de provisória de governo durante a construção de Brasília – A grande realização de JK – à direita vista do Palácio da Alvorada, projetados pelo arquiteto Oscar Niemeyer para residência oficial do Presidente da República.

Existem algumas variações para esta nota, e o seu valor de mercado vem subindo ao longo dos anos em todas as variações existentes. Para que a nota alcance o máximo potencial, deverá apresentar o estado de conservação “Flor de Estampa” (sem apresentar sinais de circulação) ou no máximo deverá ser uma peça “Soberba” (com pouquíssimos sinais de circulação). Com o estado de conservação superior constatado, a nota poderá chegar facilmente ao valor de mercado que mencionaremos abaixo:

PARA AS SÉRIES AA 0001/4347 - O valor poderá chegar aos R$80,00 observando o estado "Flor de Estampa" da peça.

PARA AS SÉRIES DE REPOSIÇÃO *0001/0003 - Série representada por um "asterisco" (*) o valor poderá chegar aos R$120,00 observando o estado "Flor de Estampa" da peça.

Em nosso breve vídeo ao final desta postagem. Outros valores referenciados para peça são apresentados.

A IMPORTÂNCIA DA NOTA – Para colecionadores “por tipo”, onde são reunidas peças capazes de completar e fechar um determinado padrão monetário, esta peça é fundamental, mas em estado de conservação inferior não é atrativa aos colecionadores, motivo que rebaixa drasticamente o valor da nota e consequentemente o interesse dos colecionadores.

QUER SABER MAIS SOBRE O VALOR DA NOTA? 

Assista ao nosso breve vídeo e confira!

Agora que você já sabe o valor médio desta nota, procure cuidar bem dela caso queira vender em um futuro próximo.

Banner de parceria entre Diniz Numismática e Collectgram
Postagem Anterior Próxima Postagem