MOEDA RARA ENCONTRADA NA INGLATERRA - . Datada do ano 1257, teria circulado durante o reinado de Henrique III.

Encontrar moedas raras no velho continente parece ser algo comum. Uma afirmativa um pouco contraditória, mas verdadeira. Para lastrear nossa afirmação, um arqueólogo amador da Inglaterra encontrou uma moeda medieval de ouro rara, que pode ser uma das primeiras cunhadas na Grã- Bretanha. A peça é datada do ano 1257, teria também circulado durante o reinado de Henrique III, a peça foi desenterrada próximo a uma fazenda em um pequeno condado do país.

O item histórico logo mudará de mãos, pois irá a leilão no próximo domingo. A casa de leilões responsável pelo evento espera conseguir com a venda um valor entre 200 mil e 400 mil libras, equivalente a R$ 1,5 e R$ 3 milhões.

Para se ter ideia da raridade do achado, só exitem oito moedas semelhantes hoje no mundo e a maioria delas está em museus.

O achado é mais um fruto da detecção de metais. A moeda foi encontrada em um local pouco atraente e que poderia facilmente nunca ter sido recuperada se não fosse a curiosidade e tentativa do detectorista.

Aquele que encontrou a moeda fez questão de não revelar sua identidade, mas afirmou aos responsáveis pela casa de leilão que não tinha ideia do valor da moeda. Foi só ao postar o item na internet que o dono da casa de leilões o avisou sobre o real valor e potencial da peça.

Segundo David Carpenter, professor de história medieval na King's College, as moedas de ouro de Henrique III foram as primeiras do tipo a serem feitas no país desde a conquista normanda da ilha britânica, em 1066. Até então, a economia da Inglaterra dependia das moedas de prata.
Banner de parceria entre Diniz Numismática e Collectgram
Postagem Anterior Próxima Postagem