VOCÊ SABE TUDO SOBRE MOEDAS? Na numismática é impossivel saber tudo, o tudo que sabemos, é nada.

Por Esmeraldo Gianzanti Mello (collecione.com)

Posso citar grandes nomes como Jilius Meile, Lupercio, Kurt Prober e etc... mesmos esses não dominavam o extenso conteúdo sobre o assunto, eram especialista em parte ínfima da ciência, dominavam a parte da ciência que se dedicaram por décadas, mas mesmo esses desconheciam grande parte da ciência, caminhos que nunca percorreram. 

Impossível ser especialista em tudo. Podemos ter noção de muita coisa mas ser especialista, impossível.

Então ter conhecimento é importante para o Numismata, mas esse conhecimento sempre será insuficiente, limitado por isso o numismata tem que saber onde fazer suas buscas, seu material de pesquisa. Ele não precisa ser uma enciclopédia e saber tudo, precisa ser dedicado e metódico.

A exemplo, eu gosto de moedas romanas, não tenho que saber tudo sobre todas as moedas, mas tenho que saber onde buscar a informação de qualquer moeda que aparecer.

Agora precisamos ter o conhecimento básico noção para identificar falsificação, tipos de metal, estados de conservação, tipologia e caracteristica de cunhagem de cada período, noção de geografia, história, arquiologia, química, econômica, arquivologia, noção de inglês, espanhol, saber usar muito bem as buscas em site, noção de informática e etc...

Não existe numismata que não goste de estudar ou tenha costume de ler, se não faz isso e não se edica o mínimo, não se engane.

Numismata não é quem coleciona moedas ou vende moedas, é a pessoas que se dedica ao estudo sem o estudo jamais será um numismata. 

Não é demérito algum ser apenas colecionador, investidor, especulador, ajuntador, curioso, cada um é senhor dos seus passos conforme seu objetivo. Mas para ser numismata o passo tem que ser na trilha do conhecimento, não tem outro caminho.

Montar sua estratégia de busca de informações é tão importante quanto o estudo em si. 

As fontes confiáveis, sites, literaturas, Fóruns, pessoas com conhecimento maisp avançado tudo isso faz parte.

Por isso ter em seu meio amigos que comungam de uma ideia comum, conhecimento e se dedicam ao estudo é fundamental para que você cresça, sempre se envolva com pessoas melhores que você, essas farão você crescer naturalmente. 

Converse sobre projetos, ideias e deixem os medíocres falarem sobre coisas e nunca perca seu tempo falando sobre outras pessoas. Nao perca seu tempo.

Boa amizade é fundamental.
Banner: Diniz Numismática apoia Collectprime, uma plataforma digital que ajuda pessoas na jornada de colecionar
Postagem Anterior Próxima Postagem