O POÇO SAGRADO DE TAKENOUCHI NO SUKUNE – Um herói que teria vivido mais de 280 anos.

 


Certamente você reparou nesta bela nota de iene que ilustra nosso artigo. Ela faz parte de uma série de notas japonesas de rara beleza que tanto apreciamos na notafilia mundial. O Banco do Japão começou a emitir essas notas de 1 iene em 1889. Elas foram retiradas de circulação em 1943, justamente durante a Segunda Grande Guerra Mundial. A nota nos brinda com a efigie de Takenouchi no Sukune (64 - 344), o lendário herói japonês estadista, e kami do xintoísmo (antiga religião politeísta do Japão).

Sukune era descendente do Imperador Kōgen, e serviu a pelo menos cinco imperadores lendários, dentre eles; o Imperador Keiko, Imperador Seimu, Imperador Chuai, Imperador Ojin, e o Imperador Nintoku, mas ficou muito conhecido por seu serviço como Primeiro Ministro da Sesshō Jingū, quando a ajudou a preparar a invasão ao Reino de Silla (Sila foi um dos três reinos Coreanos da antiguidade) Pouco depois Takenouchi foi acusado de traição sendo submetido a "prova da água fervente", um tipo de prova com cunho jurídico que poderia determinar a culpa ou a inocência do acusado. Método baseado na utilização de elementos da natureza e cujo resultado é interpretado como um juízo divino para dar credibilidade ao veredito.

Além de seus serviços militares para esses imperadores, Takenouchi no Sukune era também um Saniwa (um tipo de médium espiritual). No Japão, 28 clãs afirmam ser descendentes de Takenouchi no Sukune, dentre estes os mais conhecidos estão; Ki, Katsuragi, Heguri, Kose e Soga.


Embora Sukune tenha supostamente “servido” a cinco importantes imperadores japoneses, o maior dos feitos deste héroi seria sua longevidade, esta, se deu por ter bebido água diariamente de um poço sagrado, que o ajudou a viver até os 280 anos de idade. Takenouchi no Sukune foi consagrado como Kami no Santuário Ube, no distrito de Iwami da Província de Tottori e nos Santuários dedicados a Hachiman. Seu busto aparece nesta cédula de iene (impresso em 1889) e até mesmo em bonecos populares entre as crianças japonesas.

CURIOSIDADE - Takenouchi no Sukune é avô de Takenouchi no Matori que escreveu os manuscritos de Takenouchi Monjo. Estes retratavam o Japão antes dos registros de Kojiki e de Nihon Shoki. Cópias destes manuscritos podem ser vistas no Santuário Kouso kotai Jingu na Província de Ibaraki.

Banner: Diniz Numismática apoia Collectprime, uma plataforma digital que ajuda pessoas na jornada de colecionar
Postagem Anterior Próxima Postagem