SÉCULOS E NÚMEROS ROMANOS - A utilização da numismática poderá ajudar no aprendizado de crianças em vários níveis de ensino.

Na educação básica brasileira alunos chegam ao 6º ano muitas vezes sem saber lidar com algarismos romanos. O tempo passa e esses mesmos alunos irão se deparar com os números romanos em alguma situação da vida.

A numismática é uma das soluções para que as crianças tenham ânimo e curiosidade para dedicar um tempo ao estudo dos números romanos. Várias moedas espalhadas pelo mundo e até mesmo aqui no Brasil, em nossos vários padrões monetários, apresentam números romanos. Nossa história monetária é extremamente rica nessa questão.

O PAPEL DO PROFESSOR - O trabalho do professor é facilitado quando existe boa vontade em explorar caminhos antes desconhecidos. Isso exige do mestre muita sensibilidade. A numismática, mesmo sendo vasta, ainda e desconhecida por muitos educadores, e utilizar essa ciência em uma aula poderá render resultados impressionantes. 

NOSSA CONTRIBUIÇÃO - Como numismata e historiador, faço um pedido; faça uma tentativa, ao menos uma aula, ou somente um exercício utilizando as moedas como fonte de aprendizado histórico. Se precisar de ajuda, nos envie um e-mail diniznumismatica@gmail.com Teremos o prazer em ajudar na busca por um colecionador em sua região.

Utilize a numismática como ferramenta para reforçar o aprendizado de números romanos e séculos.

Diagrama: Ensinar História
Banner: Diniz Numismática apoia Collectprime, uma plataforma digital que ajuda pessoas na jornada de colecionar
Postagem Anterior Próxima Postagem