EVOLUÇÃO DE UM GOLPE | Relação entre o esquema Ponzi, o banco MMM e a promessa de ganhos milionários com criptomoedas.

 

O brasileiro não é esperto, é ganancioso! Uma afirmação pesada, mas muito verdadeira. Estão aproveitando a maré da pandemia para divulgar fábula de que você fará 1 milhão com 5 mil reais. Para os que acreditam em justiça divina, certamente o amigo Jesus condenará uma pá de especuladores e golpistas do mercado financeiro. Vou tentar apresentar uma curiosidade notafilica e numismática, mas sempre tentando não me contaminar pelo ódio que tenho nutrido pelos golpistas que prometem dinheiro fácil sem fazer nada! Voltando ao assunto, essa cédula do meu acervo e que se encontra entre as "supostas" notas de rublos russos, tem uma história interessante. Na verdade, não é bem uma nota ou cédula de dinheiro corrente, é uma parte fracionária de um dos maiores esquemas de pirâmide do mundo. O Banco MMM na Rússia foi um dos golpes mais espetaculares dos últimos tempos. O Banco foi fundado por Sergei Mavrodi em 1991 durante o colapso do comunismo na União Soviética.

Sergei Mavrodi, era um matemático russo de 56 anos que depois de muito planejar e estudar as possibilidades deste esquema fraudulento criou em 1994 uma "espécie de banco" chamado “MMM”, com promessas de retornos fantásticos.

A lábia de Mavrodi era espetacular, assim como fazem hoje os golpistas do lucro fácil das criptomoedas. Investidores despejaram milhões de rublos sem garantias legais para "financiar" a política de investimento e altas taxas de retorno do banco aos seus sócios investidores. Com o passar do tempo, o dinheiro dos investidores mais novos, foi utilizado para proporcionar grandes retornos para os investidores iniciais. E assim por diante. Novos investidores pagavam os investimentos dos anteriores. O esquema era anunciado até nos grandes canais da televisão russa. Esse tipo de esquema em pirâmide financeira, ficou conhecido mundialmente como “Esquema Ponzi” ou “pirâmide financeira” - tem esse nome em homenagem ao seu criador, Carlo Ponzi, um indivíduo muito malandro que nasceu na Itália, migrou para os Estados Unidos e aplicou um monte de golpes deste tipo - No caso dos russos até uma moeda própria foi criada. Eram certificados de ações, que na verdade pareciam cédulas de dinheiro. Elas foram impressas com valores de face com denominação padrão de 1 a 10.000, chegando ao ponto de em determinado momento de sua valorização, ser a moeda mais utilizada na Rússia, desbancando o rublo oficial.

Depois de muitos anos de investigações e reunião de provas que atestavam a conduta fraudulenta do esquema de Mavrodi, a Rússia definiu leis específicas para este tipo de prática e com o uso desta lei fechou o esquema prendendo Mavrodi em 2003.

Em 2011 o MMM ressurgiu, mas agora visando agressivamente a população mais humilde da África e do Brasil. O “banco” criado por Mavrodi ainda atuava em países que não possuíam e não possuem atualmente regulamentação para este tipo de prática. No Brasil ele poderia até mesmo ser enquadrado como estelionatário, mas dependeria do insucesso de seu esquema e o comprovado prejuízo denunciado por supostos beneficiários do mesmo. Para o bem de muitos, Mavrodi faleceu em 2018, deixando um péssimo legado, este, aprimorado a partir do golpe de Carlo Ponzi, e evoluído para o sistema de investimento em criptomoedas que observamos hoje em dia.




Desde 2020 percebemos o mesmo “modus operandi” utilizado por Mavrodi aplicado no seguimento das criptomoedas. Investimentos baixos e ao alcance de todos, com promessas de lucros milionários. mas mesmo conhecendo a história, as pessoas por mera ganância arriscam seus patrimônios ou os últimos centavos que lhes restam em um sonho vazio de ficar rico sem precisar derramar uma única gota de suor.  

Sabe o que é pior? Falei, escrevi e comprovei com a história aquilo que está em alta hoje em dia na web, mas depois de tudo isso você ainda vai pensar em investir neste tipo de negócio, pois a promessa de um prato cheio pode cegar um homem! Vá em frente, mas esteja pronto para o prejuízo que irá tomar. O cuidado e a cautela são extremamente necessários quando se trata do seu suado dinheiro.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DESSE VÍDEO!



Banner: Diniz Numismática apoia Collectprime, uma plataforma digital que ajuda pessoas na jornada de colecionar

Postagem Anterior Próxima Postagem