COMO IDENTIFICAR ANO EM MOEDAS E NOTAS DO JAPÃO | Método fácil e rápido!


As notas e moedas japonesas são riquíssimas em beleza e arte, mas identificar essas peças pode parecer um pesadelo quando não sabemos como agir. À primeira vista podemos observar a quase inexistência de caracteres ocidentais nas notas e também nas moedas, com exceção da numeração que poderá aparecer no anverso e o valor facial no reverso, além da inscrição 1 yen (iene). Assim, de forma simples você saberá que está diante de uma nota ou moeda do Japão. Mas um numismata não pode parar por aí, pois seria muito superficial para nós que adoramos estudar essa ciência tão peculiar.

Para termos sucesso na identificação de moedas e notas do Japão, precisamos ter habilidade para identificar os “kanji” inscrições que aparecem tal como ideogramas (como é conhecido no ocidente), mas que carregam a cultura linguística da terra do sol nascente, e herdada dos povos chineses antigos. Para uma melhor compreensão, os “kanji” são caracteres da língua japonesa adquiridos a partir de caracteres chineses, da época da Dinastia Han, que se utilizam para escrever japonês junto com os caracteres silabários japoneses katakana e hiragana. No mundo ocidental, kanji, também é sinônimo de ideograma.

Os kanji são ideogramas que expressam coisas concretas e abstratas, através de radicais (partes indivisíveis dos kanjis) que dão a sugestão de que somadas formam a palavra (às vezes o radical é o próprio kanji, ou a palavra é formada por mais de um kanji). Há três tipos de kanjis:

Pictográficos: São desenhos de objetos e fenômenos do cotidiano. Exemplos:

 (Fogo. A lenha em chamas levantando labaredas para o alto)

(Sol. O traço do meio representa a estrela em si, e o quadrado ladeador, seu brilho)

 (Lua. A esfera com a parte esquerda oculta pela sombra)

(Rio. Os traços ilustram as curvas formadas pela correnteza)

 (Chuva. Gotas caem do alto)

 (Pessoa. Duas pernas)

木 (Árvore. Evidencia a árvore e suas principais ramificações)

 (Pássaro. Está de perfil, a cabeça tem uma pluma rebelde e está voltada para esquerda. abaixo, a asa seguida das garras ou patas)

 (Cavalo. De perfil, seu pescoço e cabeça voltados para esquerda. Traços horizontais formam a crina, e os inferiores suas patas e parte traseira-inferior o rabo)

 (Dragão. Do lado esquerdo temos sua face. A partir da padronização de caligrafia reisho (隸書) em diante (sem passar para as formas cursivas), sua boca e bigode se assemelham com os radicais "lua" ou "carne", mas não o são, porque este kanji é um radical por si só. No Japão, foi substituído por mas ainda é razoavelmente utilizado.)

Ideográficos: Representam o abstrato (sentimentos, ideias, números, etc.) Exemplos:

(um. um traço horizontal simboliza a "unidade")

(dois. dois traços, duas unidades)

(três traços, três unidades)

(quatro. Uma "caixa" com quatro cantos com os "membros humanos" () que são quatro.)

(em cima/superior. O traço menor está acima da superfície)

(em baixo/inferior. O traço menor está abaixo da superfície)

Complexos: Existem dois tipos:

1. Formados por radicais que juntos formam uma nova ideia. Exemplos:

(claridade. É formado pela combinação dos radicais (sol) e (lua)

(bosque. É composto de dois radicais (árvore)

(floresta. É formado por três radicais (árvore)

(homem. É representado como "a força () e campos de arroz ()"

(descansar. A pessoa () numa árvore (), relaxando.)

(carinho, gostar. É o que a mulher () sente pelo filho ().)

2. Um radical fornece o sentido, e outro a pronúncia (na maioria das vezes on-yomi). Exemplos:

(Cobre. O radical significa "metal", enquanto "igual" () fornece a pronúncia on-yomi dou)

(Ouvir, perguntar. O radical "orelha" () dá o sentido, e "portão" () a pronúncia on-yomi mon)

(sobrenome. É composto pelos radicais "vida"( - definidor da pronúncia on-yomi sei) e "mulher"()

Acabamos de aprender um pouco mais sobre os “kanji”, mas agora é hora de avançarmos em nossos estudos rumo ao método de identificação das moedas e notas.  

Já sabemos que o iene é a moeda do Japão. Pelas características mencionadas podemos perceber que a nota e a moeda que ilustram nossa postagem não se tratam de peças atuais, mas como saber o ano delas? O Japão divide os períodos por eras imperiais, e a partir dessas eras podemos mensurar o ano de uma nota ou uma moeda.

Não podemos esquecer da importância em identificar números de 1 a 10 e o número 100. Eles servirão para que você possa saber o valor facial das moedas e notas, mas também lhe ajudará na identificação de um período e ano.

INICIANDO A IDENTIFICAÇÃO - Depois de comparar a combinação de caracteres da era referente ao imperador no exemplo e na tabela acima com as peças analisadas. Em um simples exemplo, na nossa foto, Heisei representa o ano inicial de 1989.

O próximo passo é identificar o ano atual do reinado do Imperador. Em alguns casos, a data de uma moeda poderá ser escrita com algarismos arábicos como no exemplo: 昭和54, onde podemos dizer que o ano é 1954, mas em todos os outros casos é necessário ser capaz de reconhecer os algarismos japoneses originais.

Tenha em mente o seguinte: se o caractere de qualquer dígito de “1” a “9” estiver localizado na frente do símbolo “10” ou “100” (à esquerda de “10” ou “100”), este dígito representa o número de dezenas ou centenas (o dígito é um multiplicador). Caso contrário (se o dígito estiver localizado à direita do símbolo das dezenas ou centenas), esse dígito é uma unidade do número de um ano. No nosso caso, o ano da era é 2×10 + 2 = 22.

O cálculo final no algoritmo é: você deve somar o ano em que o reinado começou e o ano atual especificado na moeda e depois subtrair 1 ano (já que as eras começam em 1, não em 0). Voltando ao nosso exemplo: 1989 + 22 – 1 = 2010.

Agora eu creio que você já seja capaz de identificar o ano de uma moeda utilizando o algoritmo manual de cálculo do ano japonês. Sigas os seguintes passos:

1) Entre todos os caracteres encontre a inscrição da data;

2) Encontre o caractere “Nen”, vá para o lado oposto da data, encontre os dois primeiros símbolos, encontre o imperador correspondente, consulte a tabela e coloque o ano em que esse imperador iniciou seu governo;

3) Decifrar o ano atual do reinado a partir dos caracteres que restarem;

4) Faça uso do algoritmo de cálculo final.

Novamente, tenha em mente que os caracteres japoneses podem ser escritos na ordem inversa, ou seja, da direita para a esquerda (neste caso o caractere “Nen” () é o primeiro na inscrição da data). Na ordem direta dos caracteres, o símbolo “Nen” vem por último.

Há uma peculiaridade em relação ao primeiro ano de cada era, ou seja, o primeiro ano de governo de um Imperador. As datas japonesas nesses casos incluem , que significa “o primeiro” (numeral ordinal), mas não (“um”, numeral cardinal). Por exemplo, 1989 (o primeiro ano do governo de Akihito) é como 平成元年, e não 平成一年.

Como parte de um tipo de letra, os numerais japoneses de 1 a 10, bem como «100», são escritos da seguinte forma:

Deixarei abaixo a imagem de uma moeda e uma nota para que você possa treinar aquilo que aprendeu, colocando em prática o conhecimento aqui oferecido.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DESSE VÍDEO


Banner: Diniz Numismática apoia Collectprime, uma plataforma digital que ajuda pessoas na jornada de colecionar

Postagem Anterior Próxima Postagem