MOEDA DE OURO ENCONTRADA NA HUNGRIA | Rara moeda mostra imperador romano assassinado aos 22.

 


A numismática mundial segue movimentada com mais um achado. Trata-se de uma moeda romana descoberta na Hungria, e que apresenta o imperador Volusiano com sua barba e a inscrição Libertas, a personificação da liberdade, do outro. 

A moeda romana de ouro é descrita por especialistas como “muito rara”. A moeda do século III retrata o imperador Volusiano, que governou o Império Romano por cerca de dois anos com seu pai, até que o dia em que foi assassinado muito jovem, mais precisamente aos 22 anos, e por seus próprios soldados. Mais um caso de traição pelo poder na história do império romano. 

Como Volusiano não teve um império longevo, moedas com seu rosto são extremamente raras. Apesar da sorte em encontrar esse raro tesouro numismático, os escavadores não cravam quem poderia ter sido o dono da moeda. A peça foi a única moeda de ouro desenterrada no local e a hipotese de ter sido perdido por alguém seria a versão mais considerada.

A moeda foi desenterrada por um museólogo do Museu Rippl-Rónai em Kaposvár, juntamente com voluntários do museu no início de 2022. O grupo estava escavando um assentamento romano no condado de Somogy, no sudoeste da Hungria, mas a localização precisa não foi divulgada.

A moeda de ouro possui 5,6 gramas de peso, e teria sido cunhada durante o governo de Volusiano, ou entre 251 e 253 d.C. Um lado da moeda apresenta um retrato do imperador com sua barba e uma coroa de raios na cabeça, enquanto o outro lado mostra Libertas, a personificação da liberdade.

UMA MOEDA IMPORTANTE - A denominação da moeda não é um áureo comum, mas um binio raro, ou seja, um duplo áureo”. As moedas binio foram cunhadas pela primeira vez no Império Romano no século I a.C. Novamente aparecendo somente no início do século III d.C, mas rapidamente desaparecendo e se perdendo na história.

A descoberta da moeda é considerada uma das maravilhas numismaáticas do início do nosso século, e ainda apresenta um belíssimo estado de conservação.

O trabalho no sítio arqueológico romano está em andamento. Com base nos artefatos recuperados, incluindo esta moeda, parece que o povoado existiu nos séculos III e IV, quando esta região fazia parte da província romana da Panônia Superior. Outros artefatos descobertos incluem moedas romanas de prata e bronze (incluindo uma do imperador Probo do século III), uma chave de bronze, um anel de prata com inscrições e um broche de vidro.

A moeda agora faz parte da Coleção Numismática do Museu Rippl-Rónai, que anteriormente tinha apenas uma moeda de ouro romana, disse Levente Ábrahám, diretor do museu, em comunicado.

Fonte: Julio Batista / Universo Racionalista

Banner: Diniz Numismática apoia Collectprime, uma plataforma digital que ajuda pessoas na jornada de colecionar

Postagem Anterior Próxima Postagem