ANATOMIA DA MOEDA | Conheça os elementos que compõem as moedas.


Se você pegar qualquer moeda da sua coleção é der uma boa olhada, verá vários elementos em seu cunho. Por ter vários elementos, é correto afirmar que a moeda possui um corpo. Claro que não se trata de um corpo biológico, mas um corpo artístico dividido em várias partes. Para avançarmos em nosso artigo de forma satisfatória, devemos voltar ao princípio de tudo e observar primeiro a etimologia da palavra “anatomia”.

Anatomia é a ciência que estuda a estrutura do corpo. O vocábulo é derivado, indiretamente, do grego anatome, termo formado de ana, significando neste caso, “em partes”, e tome, significando “corte”. No campo da ciência, a anatomia é o campo da biologia que estuda a organização estrutural dos seres vivos, incluindo os sistemas, órgãos e tecidos que os constituem, a aparência e posição das várias partes, as substâncias de que são feitos, a sua localização e a sua relação com outras partes do corpo.

Claro que o vocábulo utilizado para descrever as partes de um corpo é algo muito comum na ciência biológica, mas tomaremos emprestado o seu significado, para em convergência com a etimologia da palavra darmos vida ao que chamaremos de anatomia da moeda.

Assim como em um corpo biológico, as moedas também possuem partes em sua estrutura anatômica, no diagrama abaixo, você poderá perceber como a moeda pode ser cientificamente e artisticamente dividia em importantes partes.

Anverso e Reverso:

Designe – São as alegorias que compõem a moeda tanto no anverso como no reverso, podendo ser a imagem de um homenageado (figura conhecida na numismática como soberano) ou uma representação artística simples ou comemorativa.

Legenda – São frases ou palavras dispostas no anverso, reverso e também na borda, dependendo do designe.

Campo – Trata-se do fundo onde as alegorias são colocadas. Em uma visão inicial o campo pode ser imaginado como o disco liso onde o cunho será batido no anverso e reverso.

Ano de cunhagem – O ano especifico em que uma moeda foi cunhada.

Denominação – Trata-se do valor facial de uma moeda, sua representação econômica para o meio circulante.

Borda:

Vários tipos de bordas podem ser incorporados ao cunho de uma moeda. Existem bordas serrilhadas, lisas, com legendas, poligonal, serrilhada descontínua e muitas outras.


Agora que você já sabe a anatomia de uma moeda, certamente ficará ainda mais fácil identificar, catalogar e perceber as moedas de uma coleção.

Créditos de imagens: Dicas & Curiosidades, Anatomia Humana/Brasil Escola.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ CURTIR ESSE VÍDEO!


Banner: Diniz Numismática apoia Collectprime, uma plataforma digital que ajuda pessoas na jornada de colecionar

Postagem Anterior Próxima Postagem