O BRASIL COM “Z” EM NOTAS E MOEDAS | Você saberia o motivo do uso dessa curiosa escrita?

 

Depois que o nosso país foi oficializado como Brasil, foi dado início ao ato de negligencia a escrita oficial de seu nome, indiscriminadamente alguns escreviam com “S”, enquanto outros escreviam com “Z”. Não havia a orientação do certo ou errado, cada um escolhia a letra que bem quisesse. Já podemos perceber o motivo pelo qual o nosso país possui tantas falhas estruturais.

O dramaturgo português Gil Vicente, em 1510, no seu “Auto da Fama”, escreveu Brasil com “S”. Até a palavra brasa, que originou brasil e, por conseguinte, o pau-brasil (árvore que deu nome ao nosso País), até o século XX, era escrita tanto ‘brasa’ como ‘braza’. Qual era a correta? Até hoje ninguém sabe explicar.

Durante muito tempo, em notas e moedas, bem como, em documentos oficiais, Brasil foi escrito com “Z” porque era a letra com o som exato da pronúncia – brazíl -. Obedecia-se a uma Gramatica Fonética, onde se escrevia conforme se pronunciava. O “s”poderia gerar uma pronúncia -  brassíl -  dependendo do dialeto ou da língua.

Por conta desta instabilidade da escrita Brasil ou Brazil, os franceses preferiram chamar nosso país de ‘Brésil’; os ingleses, ‘Brazil’; os alemães, ‘Brasilien’; os italianos, ‘Brasile’; os húngaros, ‘Brazília’ tal como uma torre de babel. Cada país estabeleceu a grafia que mais lhe agradou sem obedecer a qualquer tipo de critério.

A bagunça generalizada durou até 1911, quando Portugal convencionou que Brasil, com “S” era mais bonito, pois nem mesmo nosso país teve uma postura firme para oficializar como queria e deveria ser chamado, precisando mais uma vez de Portugal para tomar as rédeas da situação. No Brasil, Brazil virou Brasil só no Acordo Ortográfico de 1945. A justificativa era simples: se rosa e casa eram escritas com “S” e lidas com “Z”, não tinha por que Brasil não seguir a mesma lógica. No fim das contas, o “Brazil” continuou com “Z” lá fora, enquanto aqui dentro, o “S” parece não fazer diferença, pois o brasileiro ainda não aprendeu a se preocupar com a  imagem do seu país!

VOCÊ PODERÁ GOSTAR DESSE VÍDEO!



Banner: Diniz Numismática apoia Collectprime, uma plataforma digital que ajuda pessoas na jornada de colecionar

Postagem Anterior Próxima Postagem