EURO | A segunda moeda mais transacionada no mundo

O euro é a segunda maior moeda de reserva e a segunda moeda mais transacionada no mundo, mas existe alguns fatos interessantes sobre o euro que talvez você não saiba! A moeda da União Europeia, é simbolizado pelo símbolo €, este, vindo da letra epsilon, que é parte do alfabeto grego. Outra curiosidade é que o Euro só começou a circular de fato em janeiro de 2002, sendo considerada pelo mercado financeiro uma moeda recente ou jovem. A moeda demorou para ganhar o mundo, pois mesmo tendo circulado somente em 2002 ela foi introduzida no mercado financeiro, ainda 1999. 

Epsilon, alfabeto grego



O desenho foi apresentado ao público pela Comissão Européia em 12 de dezembro de 1996. Consiste em uma letra E estilizada (ou epsilon ), cruzada por duas linhas em vez de uma. Em inglês, o sinal precede imediatamente o valor 

Existe uma informação que poucos divulgam. O nascimento do Euro se deu após conversas entre os membros da comunidade Europeia que visavam a criação de uma moeda para todos os países do continente europeu, ainda em 1970, mas o projeto só começou a se concretizar em 1992, com Tratado de Maastricht.

O Tratado de Maastricht foi assinado em 7 de fevereiro de 1992 pelos membros da Comunidade Europeia, na cidade de Maastricht, Países Baixos. Com sua entrada em vigor, em 1 de novembro de 1993, foi criada a União Europeia e foram lançadas as bases para a criação de uma moeda única europeia, o euro. O ratado de Maastricht foi posteriormente emendado pelos tratados de Amsterdã, Nice e Lisboa.

VOCÊ PODERÁ GOSTAR DESSE VÍDEO!




Banner: Diniz Numismática apoia Collectprime, uma plataforma digital que ajuda pessoas na jornada de colecionar

Postagem Anterior Próxima Postagem