VOCÊ QUER SER UM COMERCIANTE NA NUMISMÁTICA? Então preste muita atenção! Um grande numismata vai te contar umas coisinhas!

 


Dizem por aí que os que escutam os bons conselhos largam na frente daqueles que pretensiosamente acham que são detentores de todo o conhecimento e experiência. Eu costumo diagnosticar essa turma que “sabe demais” como sofredores da síndrome de Raúl Seixas, pois “não há nada nesse mundo que eles não saibam demais”.

Um experiente numismata postou alguns conselhos aos futuros e atuais comerciantes do ramo. Creio que seja extremamente válido que você dedique um momento reflexivo aos conselhos oferecidos de bom coração por um dos caras que mais respeito na numismática, pois muitas das minhas peças foram adquiridas em seus leilões no Orkut e chegavam em minhas mãos sempre com um lindo brinde.

Veja só o que ele escreveu aos comerciantes;

- Tudo é caro!

- Material é caro!

- O retorno é lento.

- Você pensará em desistir várias vezes!

- Alguns colegas e colecionadores não são tão legais quanto postam em redes sociais! Não mesmo!

- Você terá que provar que isso é seu trabalho, e não lazer, que você possa dar algumas peças  de graça! Mas assim mesmo algumas pessoas acharão que você pode dar de graça aquilo que tem, com a justificativa de que você  tem muito material, e por serem peças comuns. Eles só não sabem que tudo tem um custo.

- Não é só comprar os materiais, precisa saber identificar as peças.

- Para classificar uma peça em todos os seus detalhes, você precisará fazer cursos e saber exatamente que explicar aos seus clientes.

- Irá perder horas e horas ao longo da semana, e até mesmo muitas madrugadas (coisa que ninguém imagina).

- Você não terá mais finais de semana. Tudo será dedicado ao seu trabalho, pois só a dedicação total fará você crescer.

- Existem pessoas que fazem questão de tirar a sua paz, e são muitas! A concorrência em grande parte é extremamente desleal.

- Terá que responder tantas mensagens por dia que você terá muita dor de cabeça, pois 90% delas não são agendamentos, são só perguntas simples como; quanto custa? Seguida da afirmação “vi na internet, quanto você paga?” isso lhe deixará triste em muitas oportunidades.

- Você levará algum tempo para ter seu nome reconhecido.

- Alguns clientes viram amigos!

- Antes de dizer que algo é caro, pense em como foi que ele chegou até aqui.

- Valorize quem entende!

- Cuidado com as pessoas aproveitadoras!

- Não aceite aquela história de que "vou pagar depois" colecionismo é hobby e a numismática é um dos mais caros, pois comercializamos materiais raros.

- Tudo nesta vida tem um custo!

- Aceite críticas de pessoas que querem seu bem! As demais só falam por inveja.

Enfim, nada é fácil! Tenha amor pelo que faz, e mais ainda, dedique seu tempo ao estudo. A profissão de comerciante é uma coisa, e ser numismata e outra bem diferente. Para ser os dois você terá que redobrar o amor! Sou Oliveira Bonifácio, numismata, comerciante e apaixonado por tudo que faço.

VOCÊ PODERÁ GOSTAR DESSE VÍDEO!



Banner: Diniz Numismática apoia Collectprime, uma plataforma digital que ajuda pessoas na jornada de colecionar

Postagem Anterior Próxima Postagem