NGC EMITE ALERTA SOBRE FALSIFICAÇÃO – Moeda de meio centavo datada de 1857 é o novo alvo dos falsificadores.

 


A moeda de meio centavo que existia desde que os EUA começaram a cunhar sua própria moeda no final de 1700 foi dada como extinta pelo governo americano em 1857 (ano de sua última cunhagem). Embora esta data seja escassa entre as moedas conhecidas como cabelo trançado, os colecionadores norte-americanos estão percebendo uma movimentação um pouco suspeita no cenário numismático daquele país.

A NGC já investigou o que seria um recente exemplo de meio centavo falsificado datado de 1857. Agora iremos apresentar aos numismatas aqui do Brasil uma percepção e visão da NGC sobre a moeda. Como apenas um conjunto de cunho foi usado para essas moedas, variações não são esperadas. Portanto, uma olhada inicial nos anversos e reverso de uma moeda genuína e a peça falsificada, nota-se que é clara e grosseira a falsificação que tem circulado entre colecionadores nos EUA.

Primeiro, os detalhes da data na falsificação claramente não correspondem ao exemplo genuíno. Os números diferem acentuadamente – as elegantes variações na largura dos traços dentro dos números individuais estão claramente ausentes na falsificação. Da mesma forma, as letras de LIBERDADE na tiara também variam consideravelmente da versão genuína.

As estrelas ao redor do anverso são meras bolhas – como as outras características da falsificação, elas não são claramente definidas. As letras não correspondem à versão original. Basta olhar para o M na palavra AMÉRICA; na versão genuína, os lados esquerdos e direito do M são paralelos um ao outro, enquanto na versão falsificada, os lados, esquerdo e direito se inclinam um para o outro. Observe também que o E na palavra CENT na falsificação está quebrado na parte superior, o que não é algo que seria visto em uma peça genuína.

Claro que uma peça dessas não aparece no Brasil todos os dias, mas se for o caso, não seja ganancioso. Estude, informe-se e note os detalhes para que você não seja vítima de falsificadores aqui no Brasil. Vale lembrar que no mercado numismático existem muitas falsificações e um punhado delas muito mais sofisticadas do que essa apresentada pela NGC.

Artigo original - Por Max Spiegel – Numismatic Guaranty Company NGC

Adaptação – Diniz Numismática

Banner: Diniz Numismática apoia Collectprime, uma plataforma digital que ajuda pessoas na jornada de colecionar

Postagem Anterior Próxima Postagem