O QUE É UMA MOEDA PROVA? – Respondemos e tiramos suas dúvidas sobre o tema.

 

Ensaios, provas e provas de cunho são exemplares de moedas produzidos oficialmente em oficinas monetárias e casas da moeda ao redor do mundo com um objetivo, testar a moeda que será posta em circulação, mas devemos fazer uma ponderação, pois muitas vezes estas moedas não são destinadas à circulação comum. Podem se tratar de emissões limitadas, para aprovação de um conselho monetário ou outra autoridade monetária de um país. Em alguns casos, trata-se até mesmo de peça única.

COMO POSSO IDENTIFICAR UMA MOEDA PROVA? Geralmente as moedas apresentam a palavra “PROVA” ou até mesmo a letra “P”. Estas inscrições podem ser percebidas em tamanho reduzido no anverso ou no reverso das moedas.







AS MOEDAS PROVA SÃO POSTAS EM CIRCULAÇÃO? A resposta é não! Caso você encontre uma moeda prova em circulação, certamente foi colocada por engano e por algum colecionador desavisado ou desatento.

ELAS PODEM VALER MUITO? A resposta é sim! Como disse anteriormente, algumas podem ser peças únicas, chegando aos mais elevados valores de mercado. Para se ter uma ideia, adquira um catalogo ou faça uma simples busca em lojas conceituadas do ramo pesquisando pelas palavras chaves “moeda prova”.

QUEM RECEBE ESSAS MOEDAS? Elas são dadas como presente para algumas autoridades, membros de conselhos e pessoas envolvidas no projeto artístico ou de produção. Elas são repassadas aos colecionadores quando seus detentores vendem as peças para lojas numismáticas ou até mesmo diretamente para colecionadores ou estudiosos.

Você poderá gostar desse vídeo!

Banner: Diniz Numismática apoia Collectprime, uma plataforma digital que ajuda pessoas na jornada de colecionar
Postagem Anterior Próxima Postagem