UMA SÉRIE DE MOEDAS QUE ESCONDE ALGO! - Descubra essa incrível curiosidade oculta

 

As moedas da série conhecida como "Árvores da República Argentina" foram as últimas cunhadas entre 2017 e 2018, por ordem do Banco Central Argentino. As moedas foram postas em circulação sob os valores faciais de um, dois, cinco e dez pesos.

Como o próprio nome indica, são dedicados às árvores típicas encontradas no país vizinho. Com exceção da denominação maior - que é feita de alpaca - todas as outras são feitas de aço e pesam entre 4 e 9 gramas cada.

Na moeda de um peso, percebemos um “Jacarandá”, enquanto na de dois temos o Palo Borracho, nas de cinco um Arrayán e nas de dez um Caldén. Mas a curiosidade não está nas árvores, mas muito além disso, pois a posição dos números oculta uma mensagem.

As moedas são como um mapa que identifica a localização geográfica da árvore representada em cada moeda compreendendo os vários biomas argentinos.

Na denominação menor (1 peso), o número está localizado no canto superior esquerdo, pois se a moeda fosse um mapa, o número estaria localizado no Noroeste Argentino, região onde predomina o Jacarandá.

 

Na moeda de dois (2 pesos), o número aparece na parte superior direita em alusão ao Nordeste argentino, onde predomina o Palo Borracho.

 

Na moeda de cinco (5 pesos), acontece a mesma coisa: o número está localizado na parte inferior da moeda, simbolizando a Patagônia, local onde predominam as Murtas.

Finalmente chegamos a moeda de dez (10 pesos), o número foi desenhado ao centro, uma vez que, nas províncias que possuem essa geolocalização, há a predominância da Caldén.


Espero que essa curiosidade possa lhe ajudar na catalogação correta de suas moedas da série árvores argentinas.

Banner: Diniz Numismática apoia Collectprime, uma plataforma digital que ajuda pessoas na jornada de colecionar
Postagem Anterior Próxima Postagem