POTE COM 1.200 MOEDAS ROMANAS É ENCONTRADO - As moedas foram encontradas na Suiça durante escavações.


Um pote de barro com mais de 1.200 moedas romanas foi descoberto no norte da Suíça por um detectorista de metais que ao descobrir as moedas alertou a autoridade suíça.  O pote foi retirado de um bloco de terra e envido para uma tomografia, onde foi  revelada a existência de um pedaço de couro bovino para dividir as moedas em duas quantidades diferentes dentro do mesmo pote. 

Todas as moedas foram cunhadas durante o reinado do imperador Constantino (306-337 d.C). A área onde o tesouro de moedas foi encontrado fazia fronteira com três propriedades romanas. E no curioso pote há dois tipos de moedas, mas a denominação exata dessas moedas de bronze antigas não é conhecida.

As moedas geralmente eram enterradas em tempos de aflição para proteger alguma quantia, tal como uma poupança. Pesquisadores defendem a tese de que essas moedas encontradas na Suiça podem ter sido cerca de dois meses do salário de um soldado, e ainda de acordo com estes especialistas, parecem ter sido enterradas entre 330 e 340 d.C. — uma época de relativa paz e recuperação econômica de Roma. 

Outros pesquisadores defendem a tese de que o esconderijo das moedas pode também ter sido proposital e em forma de oferenda aos deuses. 

O estudo das moedas ajudará os pesquisadores a entender o uso do dinheiro e a circulação das moedas durante o governo de Constantino. 

Todos os anos moedas são encontradas ao redor do mundo. As descobertas ajudam a contar a história das civilizações onde os achados são encontrados, reafirmando a importância da Numismática como ciência.
Banner: Diniz Numismática apoia Collectprime, uma plataforma digital que ajuda pessoas na jornada de colecionar
Postagem Anterior Próxima Postagem