MOEDA DE 25 CENTAVOS 1995 "NULA" - Uma moeda falsa?

Sabemos que as várias casas da moeda ao redor do mundo explicam e mostram o processo onde as moedas com erros são descartadas. Infelizmente no Brasil tudo é diferente! 

Eu sou daqueles que aceitam as coisas mediante comprovações e comunicados oficiais das entidades responsáveis sem ter o rabo preso por conta de comércios ou coisas do tipo. Tem gente que pode até achar um exagero, mas se a casa da moeda não divulga seu processo de descarte, como acreditar que a moeda de 25 centavos 1995 "nula" é verdadeira?

Quem quer vender e ganhar uns trocados vai falar que ouviu dizer de alguém que trabalha na CMB que as moedas são verdadeiras. Também vão falar sobre as imagens dos cunhos que supostamente teriam saído da casa da moeda para algum museu. 

Em outros países como nos Estados Unidos, o processo é apresentado ao público de forma transparente e clara como na imagem abaixo. Podemos notar que um cilindro prensa cada uma das moedas com erro inutilizando todas as peças. A finalidade é o descarte das moedas problemáticas para que sejam recicladas e transformadas novamente em placas metálicas que serão novamente utilizadas na feira de novos discos.

Após passar pelo cilindro (neste caso específico), as moedas ganham um aspecto muito semelhante ao waffles (prato típico dos cafés da manhã que são servidos nos Estados Unidos). Veja como ficam as moedas após serem prensadas neste grande cilindro.

Como o processo de descarte é claro e transparente, algumas moedas são até mesmo classificadas por grandes classificadoras dos Estados Unidos.

Mas aqui é tudo diferente! A numismática está ficando chata por conta dessas histórias "comerciais" que andam surgindo e que são contadas em versões nebulosas para justificar preço e suposta raridade. 

Infelizmente não há como evitar a aparição de peças assim, nem os elevados preços cobrados. Tudo parece devidamente orquestrado em um mundo em para cada cliente existem 1000 vendedores. É um absurdo!!! Não temos mais neste cansado universo numismático aqueles que só querem bater um papo sem lhe oferecer uma "raridade" do real que foi esquecida na gaveta da jovem vovó no longínquo 2021 kkkk.

Para mim é falsa e pronto! Só irei rever minha opinião e posição quando um comunicado, justificativa ou nota oficial for definitivamente emitida pela CMB.

Diante dessa situação, a lista de moedas que consideramos falsas no Brasil só cresce! Já temos as bifaciais suspeitas e as moedinhas de 25 centavos "nulas" ainda mais nebulosas. 

Podem me chamar de louco!

TALVEZ VOCÊ GOSTE DESSE VÍDEO

Vídeo sobre a moeda 25 CENTAVOS 1995 "NULA" https://youtu.be/CpCwhQcjDis

Créditos: Collect Prime
Postagem Anterior Próxima Postagem