REMOÇÃO DO ELETROREVESTIMENTO EM MOEDAS DE 1 REAL (Moeda Albina) – Adulteração de moedas de 1 real é mais uma das tantas vergonhas que sofremos como numismatas.

 

Um erro de fabricação comum em moedas da Segunda Família do Plano Real é a falta do eletrorevestimento no disco de Aço Carbono de uma moeda. Mas vamos falar sobre o modo correto de cunhagem das peças. As chapas metálicas recebem um eletrorevestimento (galvanização) de Cobre ou Bronze-Alumínio Fosfórico, sempre antes da cunhagem das moedas.

Pode acontecer de alguns discos ficarem sem o eletrorevestimento de forma parcial ou até mesmo total. Os numismatas sérios não consideram isso um erro importante e que torna uma moeda valiosa, pois esse erro pode ser facilmente reproduzido fora do ambiente da Casa da Moeda, bastando dar um banho de Níquel na moeda para que ela fique prateada, ou promover a remoção do eletrorevestimento com ácido ou eletrólise, depois dando um simples polimento na peça. Por esse motivo essas moedas são deixadas de lado por colecionadores profissionais e não alcançam grande valorização no mercado sério.

O Aço Carbono cru é de fácil oxidação ao ser exposto ao ambiente comum, por isso as peças verdadeiras que não recebem uma camada de eletrorevestimento são prontamente encapsuladas em cápsulas conhecidas como “estanques” (que não entrem ar) ou holders autoadesivos. Recomenda-se que seja aplicada uma camada de Cera Renaissance Wax na peça a fim de criar uma fina película que evite a oxidação.

Percebendo esses cuidados você poderá saber se o vendedor possui uma peça verdadeira ou não. A numismática não é achismo, mas uma ciência que recomenda o estudo, informação e formação constante do indivíduo. Em nosso vídeo explicamos e trazemos um exemplo para maior clareza dos fatos.

Fonte: Numismáticos / Casa da Moeda do Brasil

VÍDEO – MOEDA “1 REAL ALBINA”



Banner: Diniz Numismática apoia Collectprime, uma plataforma digital que ajuda pessoas na jornada de colecionar
Postagem Anterior Próxima Postagem