MOEDA MULA – Como saber se você tem uma?

 


A moeda "Mula" tem sido a nova sensação desde o desaparecimento "suspeito" das moedas bifaciais que outrora inundavam o mercado colecionista. A moeda mula também deve ser vista e analisada com muita cautela, pois não está livre da ação daqueles que só querem ganhar mais alguns trocados com a inexperiência dos outros. Mas vamos falar sobre o erro e não sobre aqueles que cometem erros! 

Podemos afirmar categoricamente que se trata de uma moeda hibrida, ou seja, um encontro de cunhos diferentes no disco de uma mesma moeda. Se você não conseguiu entender, vou tentar lhe explicar melhor utilizando outra imagem além daquela que ilustra nossa postagem. 

Veja que a moeda de 50 centavos carrega em seu reverso o valor facial que deveria estar cunhado em uma moeda de 5 centavos. Pronto! Isso caracteriza uma moeda "Mula", pois duas moedas distintas estão representadas de alguma forma em uma mesma moeda. 

Você poderá encontrar outras variações deste mesmo erro em moedas de 5 centavos, 10 centavos, 25 centavos, 50 centavos e muitas outras. 

ATENÇÃO! - Sempre verifique a procedência da moeda ao colecionar moedas com erros e variações, pois você estará dando passos em um terreno visto como nebuloso por muitos numismatas. As falsificações são frequentes e os prejuízos também. Tenha extremo cuidado e prefira negociar com casas especializadas ou analisando as peças em mãos.

VOCÊ PODERÁ GOSTAR DESSE VÍDEO



Banner: Diniz Numismática apoia Collectprime, uma plataforma digital que ajuda pessoas na jornada de colecionar
Postagem Anterior Próxima Postagem