MOEDA BONÉ OU CUNHO DESCENTRALIZADO - Veja como o erro ocorre e o valor de mercado para essa moeda

Vou falar nesse artigo um pouco sobre moedas com cunho descentralizado, ou como popularmente são chamadas moedas com "boné" ou moedas com "cunho deslocado".

Embora seja um tema bem batido e a maioria dos colecionadores já conhecerem as explicações de como esse erro acontece, sempre surgem dúvidas e cabe aqui esclarecer para evitar equívocos.

Ilustração de uma moeda de 1 Real de 2004 com erro de cunho descentralizado ou "boné"
Ilustração de uma moeda de 1 Real de 2004 com erro de cunho descentralizado ou "boné"

De forma bem direta, esse erro acontece quando o disco não fica corretamente centrado em relação ao cunho no momento da batida de cunhagem, dessa forma o design é transferido em ambos os lados da moeda, mas descentralizado.

Erros de cunho descentralizado podem ser causados pela falha ou quebra da virola, mas frequentemente é por falha na alimentação dos discos, que pode ter sido alimentado muito rápido ou devagar.

Ilustração de cunhagem de uma moeda com cunho descentralizado ou boné
Ilustração de cunhagem de uma moeda com cunho descentralizado ou boné

Para fins de interesse para coleção, quanto maior a descentralização, maior o interesse do colecionador.

Existem dois tipos do erro de cunho descentralizado:

  1. Uncentered Broad strike (descentralização parcial): quando o erro acontece como um leve deslocamento, mantendo todos os elementos do design dentro do disco.
  2. Off-center Strike (cunhagem fora do centro): quando apresenta um deslocamento maior, chegando a apresentar parte do disco sem cunhagem, neste caso quando certificadas é citado o porcentual de cunhagem fora do disco.

VÍDEO COM A MOEDA EM MÃOS E O VALOR DE MERCADO

É interessante ressaltar que as serrilhas das atuais moedas do real da segunda família, são feitas durante a cunhagem da moeda, através da virola, que são trocadas de acordo com o padrão monetário e que transferem a serrilha para os discos.

Assim, uma moeda com cunho descentralizado foi cunhada com parte do disco fora da virola o que gera uma serrilha parcial ou totalmente ausente.

Edil Gomes / Collectprime

Banner: Diniz Numismática apoia Collectprime, uma plataforma digital que ajuda pessoas na jornada de colecionar
Postagem Anterior Próxima Postagem