MOEDA DE 1 REAL SEM O NÚCLEO - Verdadeira ou falsa?

 


As moedas de 1 real com Aro ou disco externo cunhadas sem o núcleo, tem chamado a atenção por sua aparição cada vez mais comum entre “vendedores” e na contramão do mercado, tem sido ainda mais valorizada! Como assim? Explico... O cenário comum é ver moedas de baixa tiragem valerem cada vez mais pelo motivo óbvio (baixa tiragem e procura elevada), mas no caso dessa peça ela não possui uma tiragem, não há como mensurar uma quantidade. A partir dessas informações podemos desconfiar da autenticidade (por não ser reconhecido como erro pela CMB) da peça.

Os catálogos preçários bem que poderiam ajudar, pois possuem a função de base norteadora daquilo que circula no mercado, e sob sua guarda estaria a precificação das peças. Ultimamente as publicações pouco falam sobre a possibilidade das falsificações em suas páginas, muitos acreditam na idoneidade deste ou daquele para formar sua opinião. Após lançados, os catálogos tornam-se bíblias do colecionismo em que pesa sob o contestador o sacrilégio de desqualificar uma determinada informação. 

Para que se tenha uma ideia, até mesmo as casas de leilão não possuem um meio para autenticar esse tipo de peça, embasando o preço e a autenticidade da peça em informações como; “Atenção Importante quanto a sua Autenticidade - Detalhes nas Estrelas, Comprovando que o aro foi Cunhado sem o Núcleo, Brilho de Cunhagem - Flor de Cunho.” Não há como autenticar se a própria CMB nega a existência e a tecnologia fora da CMB tem avançado ao ponto de termos moedas cada vez mais bem produzidas de forma ilegal.

Os falsificadores descobriram que é menos arriscado produzir moedas com erros e defeitos para o colecionismo, pois a polícia parece não se importar muito com aquilo que ocorre nos porões da numismática brasileira.

IMPORTANTE - Nosso artigo não desqualifica catálogos, casas de leilões e vendedores idôneos ligados ao meio numismático. Desqualificamos as metodologias de certificação adotadas e que contrariam as informações divulgadas pela CMB.

VEJA A MOEDA EM QUESTÃO EM NOSSO VÍDEO

Postagem Anterior Próxima Postagem