O QUE É "ÁUREO"? - Conheça essa importante moeda do império romano

O áureo era uma antiga moeda romana de ouro, com valor equivalente a 25 denários de prata. O áureo foi emitido regularmente desde o século I a.C. até o início do século IV d.C., quando foi substituído pelo soldo. O áureo tem aproximadamente as mesmas dimensões do denário, sendo mais pesado, devido à maior densidade do ouro.

A partir de Júlio César, o áureo passou a ser cunhado com mais freqüência. César também padronizou o peso da moeda: 1/40 da libra romana (ou seja, com 8 gramas de peso). Durante o reinado de Nero, o peso do áureo foi reduzido para 1/45 da libra. Após o reinado de Marco Aurélio, a produção do áureo declinou e, com Caracala, o seu peso foi mais uma vez reduzido para 1/50 da libra.

O áureo foi substituído pelo soldo em 309 d.C., durante o reinado de Constantino. O soldo apresenta um diâmetro maior e é menos espesso do que o áureo.

Complementando nossa postagem, Lúcio Sétimo Sévero, é o soberano cunhado nesta moeda. Séptimo foi imperador romano de 193 a 211. Também foi o primeiro cidadão oriundo de uma província e sem ascendentes romanos, a assumir o trono romano. Quando morreu foi proclamado Divus pelo senado.



Postagem Anterior Próxima Postagem