TETRADRACMA DE APOLO - Mais uma belíssima moeda da numismática clássica


Tetradracma foi uma moeda de prata grega equivalente à quatro dracmas. Em Atenas, esteve em circulação entre 510 e 38 a.C.

Apolo é uma das divindades principais da mitologia greco-romana, e um dos deuses olímpicos. Filho de Zeus e Leto, e irmão gêmeo de Ártemis, possuía muitos atributos e funções, e possivelmente depois de Zeus era o deus mais influente e venerado de todos durante a antiguidade clássica. 

As origens do mito são obscuras, mas no tempo de Homero já era de grande importância, sendo um dos mais citados na Ilíada. Era descrito como o deus da divina distância, que ameaçava ou protegia desde o alto dos céus, sendo identificado como o sol e a luz da verdade. 

Apolo fazia os homens conscientes de seus pecados e era o agente de sua purificação ritual; presidia sobre as leis da Religião e sobre as constituições das cidades, era o símbolo da inspiração profética e artística, sendo o patrono do mais famoso oráculo da Antiguidade, o Oráculo de Delfos, também teria sido líder das musas. 

O mito era supostamente temido pelos outros deuses e somente seu pai e sua mãe podiam contê-lo. Era o deus da morte súbita, das pragas e doenças, mas também o deus da cura e da proteção contra as forças malignas. 

Apolo também ficou conhecido como o deus da Beleza, da Perfeição, da Harmonia, do equilíbrio e da Razão, o iniciador dos jovens no mundo dos adultos, estava ligado à natureza, às ervas e aos rebanhos, era tido como protetor dos pastores, marinheiros e arqueiros.

Veja o vídeo que produzimos para que você possa conhecer essa histórica peça da Numismática Clássica.



Postagem Anterior Próxima Postagem