1 REAL "REI PELÉ" - Será que a CMB e o BC irão considerar essa emissão?

Como seria fantástica uma homenagem como essa! Não vou citar aqui os depoimentos de amigos ou os feitos com a enorme camisa do Santos, mas vou falar sobre aquilo que faz de Pelé merecedor desta homenagem. Algo justo e que vai além dos títulos de campeão em três edições da Copa do Mundo FIFA: 1958, 1962 e 1970, sendo o único a fazê-lo como jogador. Contando os gols oficiais, Pelé é, ao lado de Neymar, o maior goleador da história da Seleção Brasileira, com 77 gols em 92 jogos.

Pelé parou uma guerra! A Guerra de Biafra.

Um choque entre dois grupos étnicos da Nigéria (Ibo e Hausa) causou um dos eventos mais dramáticos da África: a Guerra de Biafra, com mais de 2 milhões de mortos. Essa guerra civil teve início em 1967 e durou até 1970.

No meio desse período, em 1969, a equipe do Santos, com Pelé, foi para a África realizar uma turnê com jogos amistosos. A convite do governo local, o Santos foi para a Nigéria realizar um amistoso com o Benin City. Para que a equipe pudesse chegar ao Estádio Ogbe com segurança, o governo nigeriano decretou um cessar-fogo.

Nessa partida, a equipe de Pelé venceu por 2 a 1. Com a volta da equipe santista para o Brasil, infelizmente a guerra continuou. Na turnê, o Santos realizou nove jogos, teve cinco vitórias, três empates e uma derrota. Foram marcados 19 gols, e Pelé foi o artilheiro com oito gols feitos.

Vida política.

Após aposentar-se, no primeiro governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, Pelé foi nomeado Ministro do Esporte. Ele ficou de 1995 e 1998, quando criou a Lei Pelé, que revolucionou a prática desportiva no país.

A Lei Pelé tinha a finalidade de oferecer mais transparência e trazer mais profissionalismo ao esporte nacional. Com isso, houve o fim do passe nos clubes de futebol do Brasil e a transformação dos clubes em empresas. A lei também criou verbas para o esporte olímpico e paraolímpico e determinou a independência dos Tribunais de Justiça Desportiva.

Será que a Casa da Moeda e o Banco Central irão lançar essa moeda comemorativa de um real?

Veja nosso vídeo com a imagem de uma possível moeda comemorativa em homenagem ao Rei do Futebol.

Foto: Bruno Santos/Folhapress

Montagem da imagem: Bruno Diniz


Postagem Anterior Próxima Postagem