EURO, A NOVA MOEDA DA CROÁCIA - O país assume a moeda após 10 anos de sua entrada no bloco

 



Dez anos após ingressar na União Europeia (UE), a Croácia adotou no último domingo (01/01) o euro como moeda oficial e também passou a integrar o espaço Schengen de livre circulação, que é composto por países do bloco europeu, Suíça, Noruega, Islândia e Liechtenstein.

Com a adoção do euro, a Croácia abandonou assim a sua moeda nacional, a kuna, e passa a ser o 20° país dos 27 que fazem parte da UE a partilhar a moeda única. Haverá um período de transição para os croatas se adaptarem à mudança.

Segundo o Banco Central Europeu (BCE), até final de 2023, todos os bens e serviços têm de ser indicados em kunas e em euros. Já durante as duas semanas após a introdução do euro, tanto kunas como euros devem ser aceitos como meio de pagamento. A taxa de conversão foi fixada em 7,5345 kunas por cada euro.



A adesão ao euro implica que o Estado-membro da União Europeia cumpra compromissos econômicos e financeiros, visando a inflação baixa e finanças públicas sólidas. A Croácia tem 4 milhões de habitantes e um importante setor turístico. Em 2021, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita do país ficou 30% abaixo da média da UE.


Foto: Reprodução/Twitter 

Fonte: @papelmoedacedulasemoedas (insta)

Postagem Anterior Próxima Postagem