COMO LIMPAR MOEDAS DE COLEÇÃO? Descubra se realmente você deve e como fazer essa limpeza.




Limpar as moedas de coleção não é uma boa ideia, pois elas são geralmente um cobiçado item para numismatas. As moedas são consideradas um objeto de coleção valioso por causa da sua história e características peculiares. Se você limpar sua moeda de coleção, poderá acabar reduzindo drasticamente o seu valor. Por isso, neste artigo, vamos discutir por que não se deve limpar suas moedas de coleção.

Por que não se deve limpar moedas de coleção? Existem vários motivos pelos quais você não deve limpar suas moedas de coleção. O principal motivo é que a limpeza pode danificar a superfície da moeda, reduzindo assim drasticamente o seu valor. O processo de limpeza pode descolorir ou corroer a superfície da moeda e, em casos extremos, pode até mesmo remover o revestimento da moeda sem contar na pátina conquistada ao longo dos anos.


Além disso, você não pode ter certeza de que qualquer produto químico usado para limpar a moeda não cause danos a moeda. Em moedas revestidas como as do real, a camada é extremamente sensível e pode sofrer danos irreversíveis com a limpeza.


Uma vez que a moeda pode sofrer danos, a moeda é depreciada drasticamente e é difícil ou impossível restaurar seu antigo estado. Por isso, evite usar produtos químicos para limpar suas moedas.


Como limpar moedas de coleção? Se você ainda quiser limpar suas moedas, existem algumas maneiras e técnicas simples e naturais de fazê-lo. Veja nosso vídeo sobre como os grandes museus limpam suas moedas.



Outra maneira não abordada no vídeo é usar um pano macio e seco para limpar a poeira acumulada. As fibras macias do pano não agem como abrasivos e, portanto, não podem corroer ou danificar a superfície da moeda.


Em todo caso, evite limpar suas moedas de coleção se não souber o que está fazendo, porque isso pode danificar severamente a superfície da moeda e reduzir drasticamente o seu valor de mercado. Se você ainda quiser limpar as moedas, a decisão final sempre será sua, e o prejuízo também!


Se você deseja mais conteúdos sobre numismática, inscreva-se em nosso canal @diniznumismatica no YouTube.


Inscrição no canal Diniz Numismática

Conheça nosso canal no YouTube!

Clique no botão abaixo para se inscrever em nosso canal e acompanhar conteúdos sobre moedas, notas e também saber quanto vale as moedas que você tem em suas mãos.

Postagem Anterior Próxima Postagem