MEDALHA DE ODIN É ENCONTRADA Novo registro mais antigo de Odin é encontrado

 


Arqueólogos encontraram um artefato na Dinamarca que pode ser o registro mais antigo que se tem do principal deus nórdico, Odin. O achado trata-se de uma medalha utilizada como adorno ou ornamento, cunhada em ouro e com inscrições rúnicas.


A medalha foi encontrada em 2020 junto com outros tesouros arqueológicos que fazem parte de uma coleção que pesa mais de um quilo de ouro, e conta medalhões e joias.


O local do achado é a Jutlândia. O nome é curioso, mas trata-se de um arquipélago binacional dividido entre a Dinamarca e a Alemanha.


Em análise, é possível mensurar que a medalha deve ter sido produzida no Século V. O período estimado é cerca de 150 anos mais antigo que a história tinha conhecimento sobre o deus nórdico.


O achado vem sendo estudado desde 2020, mas só em 2023 foram divulgadas novas informações sobre a peça. Pesquisadores conseguiram decifrar as inscrições rúnicas cunhadas na medalha e que diz: “Ele é o homem de Odin”, também é possível identificar a imagem de algum governante desconhecido da época, que era chamado pelo nome de Jaga ou Jagaz de acordo com as inscrições decifradas.

Medalha de ouro encontrada na Dinamarca. O artefato é o mais antigo registro que faz referência a Odin. (Credito: Arnold Mikkelsen, Museu Nacional da Dinamarca)

Uma inscrição rúnica nunca é fácil de ser identificada, e por isso a demora em trazer ao público as informações sobre essa curiosa peça. Pesquisadores alegam ter sido a primeira vez na história em que o nome de Odin é mencionado em uma escrita. O achado é uma indiscutível peça história que nos oferece uma alusão ao mito nórdico.


Para a comunidade científica é algo extraordinário e extremamente raro. O achado irá fomentar novas buscas pela cultura mítica nórdica.


O mito Odin - líder supremo dos deuses nórdicos e que supostamente possuía habilidades de vidência, segundo a cultura. O mítico deus nórdico também possuía o poder enxergar passado e o futuro, além de poder mudar o destino da humanidade. Eram comuns os pedidos por meio de oferendas. Estudos apontam que o tesouro onde a medalha foi encontrada possa ter sido exatamente uma oferenda ao deus Odin .


A história já comprovou que os povos nórdicos eram politeístas, e os artefatos encontrados ao longo dos tempos nos mostram sobre sua cultura de adoração, características e atributos de cada divindade.


O antigo registro histórico de Odin - o mais antigo era um broche datado da segunda metade do século VI. O achado foi localizado em Nordendorf, região ao sul da Alemanha.


Créditos de imagem: Arnold Mikkelsen, Museu Nacional da Dinamarca


VOCÊ PODERÁ GOSTAR DESSE VÍDEO



Postar um comentário

Obrigado por comentar! Sua opinião é de extrema relevância para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem