MOEDAS FALSAS no colecionismo numismático

 


Moedas falsificadas têm sido um problema de longa data no mundo da coleção numismática. Os colecionadores devem estar atentos para garantir que as moedas que compram sejam genuínas, pois moedas falsas podem desvalorizar gravemente uma coleção e gerar prejuízos incalculáveis.

Para identificar uma moeda falsa, os colecionadores devem estar familiarizados com os detalhes específicos da moeda em que estão interessados. Isso inclui peso, tamanho e design da moeda. Além disso, os colecionadores devem estar cientes das técnicas comuns de falsificação usadas, como alterar a data da moeda ou usar materiais impróprios e que podem fazer com que a moeda pese menos do que o previsto.

Uma maneira eficaz de evitar a compra de moedas falsificadas é comprar apenas de revendedores respeitáveis ​​que tenham um histórico comprovado de venda de moedas genuínas. Os mercados online podem ser particularmente arriscados, por isso é importante fazer uma pesquisa extensa e ler as avaliações antes de fazer uma compra.

No caso de um colecionador suspeitar que comprou uma moeda falsificada, ele pode tentar recorrer ao código de defesa do consumidor via Procon, mas infelizmente ficará no prejuízo caso sejam moedas do real, pois o comércio de moeda corrente e o envio da mesma pelo correio não é tratado como ato legal.

É importante resolver o problema e divulgar o corrido e o local onde comprou caso o fato tenha sido intencional por parte do comerciante. 




Inscrição no canal Diniz Numismática

Conheça nosso canal no YouTube!

Clique no botão abaixo para se inscrever em nosso canal e acompanhar conteúdos sobre moedas, notas e também saber quanto vale as moedas que você tem em suas mãos.

Postagem Anterior Próxima Postagem